Fundação do Livro e Leitura apresenta projeto Circuito Cultural Metropolitano

Adriana Silva, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, apresentou diretrizes do Circuito Cultural Metropolitano durante o 5º Encontro do Parlamento Regional Metropolitano, que aconteceu nesta segunda-feira, 5 de março, em RibeirãoPreto (SP)

Lancamento_CircuitoMetropolitano_Adriana Silva

Ribeirão Preto (SP), 07 de Março de 2018  A presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Adriana Silvaapresentou o projeto Circuito Cultural Metropolitano durante o 5º Encontro do Parlamento Regional Metropolitano, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (5), na sede da AEAARP – Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto. Durante o evento, também foi lançada a Academia Virtual de Artes da Região Metropolitana, representada pelo professor, Antônio Carlos Tórtoro.

O Circuito Cultural Metropolitano consiste em incentivar a leitura e interação entre a população das 34 cidades que fazem parte da região metropolitana de Ribeirão Preto – através de atividades culturais já realizadas pela Fundação como o projeto Livro Livre, Contação de Histórias, Salão de Ideias e exposições, sempre dentro de um contexto cultural próprio de cada cidade. A primeira etapa do projeto neste ano terá atividades que fomentarão a cultura criativa das cidades, com base nos estudos da pesquisa Cidade Humana, desenvolvida pelo IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, além de apoio do Ribeirão Preto Film Commission para desenvolvimento de um documentário sobre cada cidade que compõe o projeto.

Para o vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura, Edgar de Castro, o projeto vai unificar os municípios e as pessoas. “Não existem muitas limitações para implantar projetos voltados à cultura. E isso é muito positivo, rendendo apoios para a realização do Circuito que, através das atividades culturais oferecidas,proporcionará mais interação entre a população de todos os municípios”, diz Castro.

A primeira etapa do Circuito Metropolitano Cultural será implantada em nove municípios, que foram escolhidos através de uma pesquisa realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, em parceria com o IPCCIC.  O início das atividades deve acontecer no segundo semestre de 2018, logo após o término da 18ª Feira do Livro de Ribeirão Preto e já existe previsão de extensão para outras cidades.

Segundo a jornalista e presidente da Fundação, Adriana Silva, que apresentou o projeto para todos os representantes das cidades presentes, o evento foi marcado como um dia muito importante, já que trouxe um impacto positivo pelo fato de ter como pauta central a cultura. “Falo  aqui em nome de um colegiado e falar de cultura para uma plateia como essa  é uma questão muito oportuna no Brasil de hoje”. A jornalista explicou ainda que a primeira concepção que as pessoas devem ter para entender o que é o Circuito Cultural Metropolitano é saber qual a definição que deve ser compartilhada, ou seja, ter como ponto comum a relação ao termo cultura. “Cultura não é o universo restrito das artes. Cultura é o campo dos comportamentos. É o campo das mudanças sociais”, disse.

O encontro também marcou a posse da nova diretoria da Comissão Parlamentar de Apoio a Região Metropolitana de Ribeirão Preto que tem como presidente o vereador Maurício Gasparini e contou com a participação de autoridades, políticos, educadores e intelectuais. Como atrativo cultural, durante o evento, participantes do projeto ALMA – Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto – fizeram uma apresentação especial. Segundo a vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves, o projeto Alma também apoia as atividades do Circuito em outras cidades. “O projeto Alma é um de nossos parceiros. Com isso, conseguiremos levar cultura erudita às cidades que receberão o Circuito Cultural Metropolitano”, conclui.

Atendimento à Imprensa:

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659