Convite: Lançamento da Programação da 18ª Feira do Livro de Ribeirão Preto (com Espetáculo “Canto da Alma”)

A Fundação do Livro e Leitura  faz o lançamento oficial da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto a partir das 20h, no Theatro Pedro II. A solenidade contará com espetáculo de música erudita com a Academia Livre de Música e Artes e com uma performance teatral. O evento é aberto e gratuito, sujeito à lotação do Theatro Pedro II

Ribeirão Preto (SP), 23 de abril de 2018 – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza no próximo dia 25 de abril (quarta-feira), às 20h, no Theatro Pedro II, o lançamento oficial da 18ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. O evento é aberto ao público (sujeito à lotação de espaço) e vai apresentar a programação completa da feira deste ano, que acontece de 20 a 27 de maio.

Participam do lançamento escritores, educadores, parceiros de instituições como o Sesc, Sesi, Senac, universidades e entidades locais, representantes de patrocinadores, autoridades, intelectuais, os organizadores da feira e público em geral.

O destaque da noite fica por conta do espetáculo “Canto da Alma”, com os cantores da Academia Livre de Música e Artes (Alma). A apresentação terá acompanhamento de piano. No repertório estão obras de W.A. Mozart, G. Puccini, G. Verdi, G. Rossini, entre outros compositores eruditos. “O projeto Canto da Alma consiste na circulação de apresentação de música clássica consagrada pela tradição”, explica Dulce Neves, presidente da Alma e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura. Segundo ela, “os jovens cantores da Alma apresentam-se em um espetáculo alegre, que conta com a essência artística atrelada à experiência profissional de palco dos nossos solistas, a partir de grandes obras musicais”, acrescenta.

A Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, constituída formalmente em junho de 2015, mas iniciou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo, com vistas na valorização de um ensino de excelência.

Haverá também na solenidade de lançamento uma performance com o diretor de teatro e ator, José Maurício Cagno e com os atores e arte-educadores, Gracyela Gitirana e Joubert Oliveira, baseada no texto de Adriana Silva. “É um texto empolgante e dinâmico, que nos arremete para o universo literário mostrando que aquilo que a gente lê é o que nos compõe e nos constitui, enquanto pessoa, enquanto ser humano, enquanto cidadão e agente transformador. É uma honra para nós termos sido convidados para este momento”, expressa José Maurício.

O diretor de teatro comenta que o fato da Feira do Livro reunir várias manifestações artísticas amplia as possibilidades para o público. “Essa integração das artes alimenta o espírito e a alma da cidade. Eu acho maravilhosa a ação que a Fundação do Livro e Leitura tem feito para disseminar a leitura e a literatura, porque isso é fundamental para a formação das novas gerações, para o pensamento e o sentimento, para busca da identidade e para uma coletividade mais saudável”.

unnamed (1).jpg