Lançamento da 18ª Feira Nacional do Livro acontece no dia 25 de abril

Faltam 30 dias para o início da Feira do Livro,  que será realizada em Ribeirão Preto de 20 a 27 de maio. A Fundação do Livro e Leitura anuncia novidades para este ano: 250 atividades culturais que participam dos Salões de Ideias, Conferências, Sesssão Clássicos da Minha História, palestras, mesas- redondas, oficinas, cine-literatura, shows, espetáculos infantis, performances,  contações de histórias, entre outras. O tema deste ano é “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz”. Trata-se de um dos maiores eventos culturais do Brasil – com agenda cultural variada e totalmente gratuita

Ribeirão Preto (SP), 20 de abril de 2018 – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza no próximo dia 25 de abril (quarta-feira), às 20h, no Theatro Pedro II, o lançamento oficial da 18ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. A solenidade conta com a apresentação do espetáculo “Canto da Alma”, com a Academia Livre de Música e Artes (Alma) e as participações de José Maurício Cagno, Gracyela Gitirana e Joubert Oliveira, com texto de Adriana Silva. O evento é aberto ao público (sujeito à lotação de espaço) e vai apresentar a programação completa da feira deste ano, que acontece de 20 a 27 de maio.

O espetáculo do lançamento conta com a participação de cantores da Alma, com acompanhamento de piano. No repertório serão apresentadas obras de W.A. Mozart, G. Puccini, G. Verdi, G. Rossini, entre outros compositores eruditos. O projeto Canto da Alma consiste na circulação de apresentação de música clássica consagrada pela tradição.

Participam do lançamento escritores, educadores, parceiros de instituições como o Sesc, Sesi, Senac, universidades e entidades locais, representantes de patrocinadores, autoridades, intelectuais, os organizadores da feira e público em geral.

A programação completa também estará disponível no site da Fundação do Livro e Leitura: www.fundacaodolivroeleiturarp.com e nas redes sociais.

A 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

18ª Feira do Livro

Reconhecida como um dos principais eventos nacionais sobre o universo da literatura, a 18ª edição da Feira do Livro traz o tema As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz. A proposta, segundo a presidente da Fundação do Livro e Leitura e curadora do evento, Adriana Silva, “é revelar ao público presente, os enredos que se guardaram no baú das memórias, mas que provocaram mudanças de fato nos leitores”, explica.

A feira reúne 250 atividades culturais, que participam dos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, cine-literatura, shows, espetáculos infantis, performances,  contações de histórias, entre outras. “Para este ano, preparamos uma programação bem variada, com atrações para todos os públicos e idades e trazemos estrelas da literatura nacional para Ribeirão Preto. Uma das novidades é a Sessão Clássicos da Minha História que está atrelada à temática do evento”, completa Adriana.

Homenageados

Como em todos os anos, o evento fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda. O autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Destaques da Programação da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Abertura oficial do evento

18h30 – Recepção com o Coral Unaerp

19h – Concerto Bachiana Filarmônica Sesi-SP com participação do maestro João Carlos Martins

Conferências

Mario Sergio Cortella

21/05 – 19h30

Lázaro Ramos

25/05- 19h30

Salões de Ideias

Fernanda Takai

20/05 – 16h

Tenda Sesc (Esplanada do Theatro Pedro II)

Alice Ruiz

21/05 – 16h30

Cristovão Tezza

22/05 – 16h30

Fernando Bonassi

23/05 – 16h30

Laís Souza

23/05 – 19h30

Local: Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior

(Atividade em parceria com a Estácio)

Elisa Lucinda

24/05 – 16h30

Eliane Brum

25/05 – 16h30

Luiz Ruffato

26/05 – 10h30

Novidade do ano: Sessões Clássicos da Minha História

Ignácio de Loyola Brandão

21/05 – 10h30

“A importância dos Clássicos Juvenis na Formação do Leitor”

César Nunes

22/05 – 10h30

“As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz” – o Banquete, de Platão

Renato Janine

24/05 – 10h30

“Augusto Matraga, a Salvação pelo Porrete, da Obra Sagarana de Guimarães Rosa”

Renan Inquérito

25/05 – 10h30

“De Mano para Mano (el)” – (Manoel de Barros)

Shows e Apresentações Artísticas

Patu Fu – Show Música de Brinquedo 2

20/05 – 20h

Viagens da Caixa Mágica com Lázaro Ramos e Jarbas Bittencourt

25/05 – 15h30

Show Verônica Ferriani

27/05 – 18h

Combinando Palavras

Pela segunda vez consecutiva, a Feira do Livro realiza o Combinando Palavras em parceria com o Sesc Ribeirão Preto e a Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto. O projeto traz es­critores premiados e reconhecidos como expoentes da nossa língua para um trabalho com estudantes da cidade. Neste ano, os autores escolhidos são Alice Ruiz, Cristovão Tezza, Eliane Brum, Elisa Lucinda, Fernando Bonassi (para a rede estadual de ensino); Mariana Colasanti para os alunos do ensino municipal e ainda Pedro Bandeira para o projeto Educandário.

Para participar do encontro com os autores, os alunos vêm munidos com trabalhos, homenagens, presentes, apresentações teatrais e musicais, declamação de poesias e muitas perguntas. Antes da feira, os estudantes passam por um tra­balho de formação de leitura em sala de aula e em atividades extras durante o primeiro trimestre do ano letivo, com apoio de seus professores que recebem formação adequada em oficinas oferecidas pela Fundação. “Contribuímos com a formação dos professores e oferecemos um material de apoio e sugestões de obras destes escritores, bem como de dinâmicas de estudos com os alunos”, explica a superintendente da Fundação do Livro e Leitura, Viviane Mendonça.

Adriana Silva, presidente da Fundação, diz que a entidade migrou da base da difusão para formação de leitores e pretende consolidar esse papel. “Neste ano, os números e propósitos do projeto foram mantidos, mas estamos certos que entramos numa fase de transformação. Assim podemos afirmar que Ribeirão Preto é uma cidade que eleva a quantidade de leitores do nosso país”.

Autores do Combinando Palavras (atividades para alunos da rede pública de ensino)

Alice Ruiz

21/05 – 8h30

Cristovão Tezza

22/05 – 8h30

Fernando Bonassi

23/05 – 8h30

Elisa Lucinda

24/05 – 8h30

Eliane Brum

25/05 – 8h30

Local: Theatro Pedro II – Sala Principal

*Programação agendada e exclusiva estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino.

Marina Colasanti

21/05 – 8h30

Local: Teatro Municipal

21/05 e 22/05 – 14h30

Local: Theatro Pedro II – Sala Principal

(A autora falará para estudantes do 6º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino).

Pedro Bandeira

25/05 – 14h30

Local: Teatro Municipal

(Autor exclusivo para estudantes da Fundação Educandário).

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.  Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

SERVIÇO

Lançamento da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com apresentação do espetáculo “Canto da Alma”, com a Alma (Academia Livre de Música e Artes) e as participações de José Maurício Cagno, Gracyela Gitirana e Joubert Oliveira, com texto de Adriana Silva.

Data: 25/04 (quarta-feira)

Local: Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, 370, Centro

Entrada gratuita. Evento sujeito à lotação de espaço.

Informações:

www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Instagram: @fundacaolivrorp

Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp

YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao

Twitter:@FundacaoLivroRP

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659

Jornalistas responsáveis:

Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)

Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)

Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)

Colaboração: Juliana Castro e Alessandra Rotolo (redação@verbo.jor.br)