Concerto da Bachiana Filarmônica abre a 18ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Abertura será realizada no dia 19 de maio (sábado), no Theatro Pedro II, e contará com apresentação do Coral Unaerp a partir das 18h30. Às 19h acontece a cerimônia oficial e na sequência haverá o concerto da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, com participação especial do maestro João Carlos Martins. A entrada é aberta e gratuita, mas o evento está sujeito à lotação do espaço

Ribeirão Preto (SP), maio de 2018 – A abertura da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto acontece no dia 19 de maio (sábado), no Theatro Pedro II, e promete ser muito especial. A programação começa às 18h30 com apresentação do Coral Unaerp no hall de entrada do teatro e às 19h será realizada a cerimônia oficial. O ponto alto da programação da noite é o concerto da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, sob regência do mundialmente conhecido maestro João Carlos Martins. A orquestra entra no palco às 20h e presenteia o público com canções como Concerto nº 5 “Imperador” e Love Of My Life.

Na abertura, o Coral da Unaerp vai apresentar um repertório eclético, com a participação de alunos, professores e funcionários da Universidade de Ribeirão Preto, juntamente com a pianista Suzana Samorano e sob a regência da musicista e cantora lírica, Cristina Modé Angelotti.

Já a Bachiana Filarmônica mantida pelo Sesi-SP traz um concerto de música clássica de alta qualidade técnica e artística e representa ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes. Do clássico ao rock, o repertório promete emocionar o público com a interpretação singular da filarmônica para canções de Beethoven, Bach, Mozart, Adoniran Barbosa, The Beatles e Queen. Mais do que uma apresentação, trata-se de um encontro entre os ouvintes e os músicos da orquestra. Ao longo do espetáculo, o maestro interage com a plateia e, em um momento especial, assume o piano e relembra sua trajetória como concertista.

A Bachiana tem como objetivo abrir múltiplas oportunidades profissionais e levar a cultura da música erudita a milhares de brasileiros. A orquestra conta com a direção do maestro João Carlos Martins, considerado um dos maiores intérpretes do compostior Johann Sebastian Bach e um dos músicos brasileiros mais respeitados mundialmente. Devido a problemas de saúde teve que abandonar sua carreira como pianista, onde havia alcançado diversas conquistas como gravar a obra completa de Bach, para se dedicar exclusivamente a regência.

As atrações da abertura da 18ª Feira do Livro são gratuitas e abertas ao público, porém é necessário retirar senha na bilheteria do Theatro Pedro II no dia do evento. A distribuição das senhas será iniciada às 10h e está sujeita à lotação do espaço. Não será permitida a entrada do público após o início da cerimônia.

Repertório – Concerto Bachiana Filarmônica Sesi-SP

Johann Sebastian Bach – Jesus Alegria dos Homens

Ludwig Van Beethoven  – As Criaturas de Prometheus

Ludwig Van Beethoven – Concerto nº 5 “Imperador” (2º mov)

Ludwig Van Beethoven – Sinfonia nº 5 (4º mov)

1. A Mozart – Concerto para Piano nº 21 (2º mov)

The Beatles – Yesterday

Freddie Mercury – Love of my life

Ennio Morricone – A Missão / Cine Paradiso

Astor Piazzola –  Libertango

Adoniram Barbosa – Trem das Onze

18ª Feira Nacional do Livro

Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro completa 18 anos e acontece entre os dias 20 a 27 de maio de 2018. Com o tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz”, a programação conta com atividades gratuitas entre salões de ideias, conferências, sessões Clássicos da Minha História, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras.

Nomes como Fernanda Takai, Ignácio de Loyola Brandão, Alice Ruiz, Mario Sergio Cortella, César Nunes, Cristovão Tezza, Eliane Brum, Elisa Lucinda, Zuenir Ventura, Florestan Fernandes Jr., Fernando Bonassi, Renato Janine Ribeiro, Mary Del Priore, Renan Inquérito, Lázaro Ramos, Luiz Ruffato, Viviane Mosé e ainda shows de Patu Fu e Verônica Ferriani são alguns dos destaques do evento.  A programação completa pode ser acessada no site da Fundação: https://goo.gl/Cps3fb.

Homenageados

Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. O país sera representado na abertura da Feira do Livro pela cônsul geral adjunta em São Paulo, Dra. Melissa Rosano.

Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Realização

O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro Alta Mogiana – Açúcar, Etanol e Energia e Gás Brasiliano.  Patrocínio Prata Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial e Ribeirão Shopping  Patrocínio  ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit, Passalacqua e  Via Brasil Seminovos. Instituição Cultural Parceira SESC – Serviço Social do Comércio. Parceiro Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Immaginare Escola de Criação e Design, Santa Helena, Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação e Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Apoio Cultural  Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Estevan Soares, Heurys Tecnologia, Monreale Hotel – Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1 e A Cidade On. Apoio Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, Colégio Auxiliadora, OAB, Sincovarp-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Usina São Martinho, Grupo Utam, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Ribeirão Preto Film Comission, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Serviço:

O que: Abertura da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Local: Theatro Pedro II

Endereço: Rua Álvares Cabral, 370, Centro, Ribeirão Preto (SP)

Data e horário: 19 de maio/2018 – Início às 18h30. Obs. A Bachiana Filarmônica Sesi-SP vai se apresentar às 20h.

Capacidade: 1.000 pessoas

Classificação indicativa: Livre

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro,  Alessandra Rotolo e Julio Fontes (redação@verbo.jor.br  ou pauta@verbo.jor.br)