Fernanda Takai e Pato Fu são destaques do primeiro dia da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Programação do domingo, 20 de maio, traz atividades gratuitas para todas as idades, entre 9h e 20h. Literatura, oficinas, contações de histórias, Salão de Ideias com autores locais sobre Mia Couto e Bate-Papo com Fernanda Takai, além de Show do Pato Fu completam as opções atrativas do primeiro dia do evento

Ribeirão Preto (SP), 16 de maio de 2018 – Um dos maiores eventos culturais do País, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto inicia sua 18ª edição no próximo domingo (20/5) e traz uma programação especialmente preparada em torno do tema As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz. A primeira atividade do dia acontece a partir das 9h e vai até às 13h no Gabinete de Curiosidades e Habilidades, instalado na Esplanada do Theatro Pedro II. Trata-se da Oficina de Mini Livro, com Dayane Oliveira – atividade organizada pelo Sesc. No local, os participantes poderão criar as suas histórias e personalizar o seu próprio livro.

O domingo também reúne boas opções para crianças e adultos como contações das histórias A Menina dos Balões, pelo Instituto Civitas, às 10h e A Ema e o Sonho, de Cordeiro de Sá, interpretada pela atriz Míriam Fontana, às 14h, ambas serão apresentadas no Espaço do Leitor, no Estande da Fundação do Livro e Leitura.

No período da tarde, a programação do dia se intensifica com salões de ideias, oficinas e apresentações artísticas. Na Tenda Sesc, a partir das 14h, haverá a Intervenção Interativa Contação de Histórias: Tradição, Poética e Interfaces com Valdeck Garanhuns e Daniel Munduruku. Voltada para crianças e adultos, a atividade é baseada no livro Contação de Histórias: Tradição, Poéticas e Interfaces, uma coletânea publicada pela Edições Sesc São Paulo. Aborda a tradição oral, a relação da prática de contar histórias com outras linguagens artísticas, de forma a despertar o interesse do público pela narrativa e pela leitura.

No Auditório Pedro Paulo da Silva do Centro Cultural Palace haverá apresentação artística do Coral São Francisco, sob regência do maestro Gabriel Locher, às 14h. No mesmo local, a partir das 14h30, será realizado o Salão de Ideias “Mia Couto: Repensar o Pensamento, Redesenhando Fronteiras”. Mia Couto é um dos autores africanos mais reconhecidos da atualidade. Terra Sonâmbula, o seu primeiro romance, de 1992, recebeu o Prêmio Camões em 2013. A atividade contará com quatro autores locais. Mara Senna, escritora, poeta, autora de Luas Novas e Antigas, Ensaios da Tarde, Eternidades na Palma da Mão. Carlos Roberto Ferriani é médico e autor de Antes Mesmo do Sonho – Tempos Poéticos, Fragmentos de uma Vida, Rimas.com.cr. Eliane Ratier, escritora, artista, ativista cultural, autora do livro Notícias Poéticas. Marilda Franco de Moura é autora de livros didáticos. Doutora em Língua Portuguesa, Linguística e Semiótica.

Às 16h, o Sesc apresenta o Salão de Ideias com Fernanda Takai, na Tenda Sesc. Cantora, compositora e vocalista da banda Pato Fu, Fernanda é também escritora de livros infantis. Neste encontro, ela conversa com o público sobre sua produção literária.

A partir das 17h, haverá o Debate “Clube de Leitura nas Escolas”, com participação de André Luiz Anselmi, Dâmaris Simon Camelo Borges, Elaine Christina Mota, Marília Ferranti Scorzoni e Paulo Eduardo de Barros Veiga. O projeto é uma parceria entre a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e o Centro Universitário Barão de Mauá. A proposta estabelece uma espécie de diálogo entre professor e aluno, partindo não apenas da leitura, mas também de dramatizações, exibições de vídeos e músicas.

A programação do domingo será encerrada como o show Música de Brinquedo 2, com Pato Fu, na Sala Principal do Theatro Pedro II, a partir das 20h. No show, baseado no recente álbum Música de Brinquedo 2, o Pato Fu traz mais versões de clássicos da música pop nacional e internacional, interpretados com a ajuda de brinquedos, instrumentos em miniatura, monstros cantantes e muito mais. Entre as canções que ganharam versões “de brinquedo” estão Severina Xique-Xique (clássico de Genival Lacerda), Datemi Um Martelo (Rita Pavone) e Livin La Vida Loca (Ricky Martin), além de Every Breath You Take (The Police).

 OUTRAS ATIVIDADES DO DIA

OBS> Todos os eventos são gratuitos. Nos espaços sujeitos à lotação, os participantes devem retirar uma senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.

10h | Espetáculo de Circo El Grand Enano [Cia H20 Boom]

Local : Tenda Sesc

Balões e mais balões de diferentes formas e cores em um jogo interativo. Farinha, bola de ping-pong, agulhas e vários outros elementos compõem as cenas de diversas maneiras para utilizar os balões que sempre terminam num “Boom”.

12h às 14h | Intervenção Pernacoteca: A Encantadora Biblioteca Sobre Pernas [Cia Eureka] – atividade Sesc
Local : Esplanada do Theatro Pedro II

Uma biblioteca sobre pernas que viaja o mundo convidando as pessoas a conhecerem melhor o universo dos livros.

14h às 18h | Oficina Tecendo Poesias [Zezé Cherubini]

Local: Esplanada do Theatro Pedro II – Gabinete de Curiosidades e Habilidades – atividade Sesc

A oficina utiliza a poesia brasileira como fonte de inspiração para, a partir de leituras e brincadeiras poéticas, interligar as artes literárias com as artes manuais, estimulando o sentido do tato, da memória afetiva, da estética visual e da escuta.

14h | Oficina Geotintas [Amaeco]
Local: Praça do Leitor

Ministrada por um educador ambiental e um arte-educador, associados da Amaeco (Associação Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia), a oficina vai produzir Geotintas – tintas ecológicas a base de água, terra e cola branca e aplicação artística em papel ou cartolina com uso de pincéis.

18ª Feira Nacional do Livro

Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro completa 18 anos e acontece entre os dias 20 a 27 de maio de 2018. Com o tema As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz, a programação conta com atividades gratuitas entre salões de ideias, conferências, sessões Clássicos da Minha História, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras.

Neste ano, a programação não só lança diversas novidades, como as Sessões Clássicos da Minha História, conferências com o tema da feira baseadas em livros clássicos e espetáculos musicais inéditos, como também valoriza atividades que são conhecidas pelos participantes, como os salões de ideias, contações de histórias, palestras, oficinas, performances, entre outras.  Uma  programação bem variada, com cerca de 250 atividades culturais – com atrações para todos os públicos e idades – e participação de grandes estrelas da literatura nacional para Ribeirão Preto.

Homenageados

Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. O país foi representado na abertura da Feira do Livro, no dia 19 de maio, pela cônsul-geral adjunta em São Paulo, Dra. Melissa Rosano.

Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Realização


O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro Alta Mogiana – Açúcar, Etanol e Energia e Gás Brasiliano.  Patrocínio Prata Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial e Ribeirão Shopping  Patrocínio  ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit, Passalacqua e  Via Brasil Seminovos. Instituição Cultural Parceira SESC – Serviço Social do Comércio. Parceiro Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Immaginare Escola de Criação e Design, Santa Helena, Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação e Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Apoio Cultural  Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Estevan Soares, Heurys Tecnologia, Monreale Hotel – Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1 e A Cidade On. Apoio Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, Colégio Auxiliadora, OAB, Sincovarp-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Usina São Martinho, Grupo Utam, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Ribeirão Preto Film Comission, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

 Atendimento à Imprensa

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro,  Alessandra Rotolo e Julio Fontes (redação@verbo.jor.br  ou pauta@verbo.jor.br)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s