Fernando Bonassi participa do Combinando Palavras da Feira Nacional do Livro

O romancista, contista, dramaturgo, roteirista e cineasta brasileiro, Fernando Bonassi, esteve na manhã desta quarta-feira (23) com cerca de mil estudantes de 20 escolas do ensino público da região, que participaram da 18ª Feira Nacional do Livro – evento que acontece em Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, até o próximo domingo (27)

Ribeirão Preto (SP), 25 de maio de 2018 – Mais uma manhã de encontro, surpresas e muitas homenagens. Foi assim o Combinando Palavras, projeto educativo da 18ª Feira Nacional do Livro, realizado com alunos da rede pública de ensino de Ribeirão Preto e região, realizado na quarta-feira (23), na 18ª Feira Nacional do Livro. O projeto recebeu o romancista, contista, dramaturgo e roteirista de filmes como Estação Carandiru e Cazuza – O Tempo Não Pára, Fernando Bonassi.

Participaram cerca de mil alunos de 20 escolas de Ribeirão Preto e região. Durante o bate-papo, Fernando Bonassi deixou um recado para quem pretende ser escritor: “imite quem você gosta. Um dia certamente você se encontra. Adquira experiências, conheça a si mesmo. É isso que o tornará especial”, disse. O escritor falou das dificuldades que os brasileiros enfrentam, mas destacou a importância dos estudos para a formação profissional e pessoal de cada um. “Só o cara que é bom e competente se destaca. Por isso, estudem”, aconselhou. Bonassi citou ainda a experiência de escrever um livro, mencionou o lançamento da obra Luxúria, narrou fatos sobre os roteiros que escreveu para a série infantil Castelo Ra-Tim-Bum e o filme Estação Carandiru.

Daniel Cachoni, 18 anos, estuda na Escola Municipal Abel dos Reis, de Cássia dos Coqueiros (SP). O estudante participou pela primeira vez do Combinando Palavras e conta que conheceu o trabalho de Bonassi na sala de aula. “Foi muito bacana conhecer esse autor aqui hoje e ouvir um pouco sobre seu trabalho e suas ideias. Foi uma de aula incentivo para a gente não desistir da vida. Vou começar a ler agora seu livro Luxúria”, disse o novo leitor Daniel.

O Combinando Palavras tem o objetivo de contribuir para transformar os números de leitores do país. O projeto é promovido pela Fundação do Livro e Leitura em parceria com a Diretoria de Ensino e o Sesc. Além de Fernando Bonassi, participaram Alice Ruiz, Marina Colassanti, Cristóvão Tezza, Pedro Bandeira, Elisa Lucinda e Eliane Brum.

18ª Feira Nacional do Livro

Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro completa 18 anos e acontece até o próximo domingo (27). Com o tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz”, a programação conta com atividades gratuitas entre salões de ideias, conferências, sessões Clássicos da Minha História, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras.

Neste ano, a programação não só lança diversas novidades, como as Sessões Clássicos da Minha História, conferências com o tema da feira baseadas em livros clássicos e espetáculos musicais inéditos, entre outras. Uma programação bem variada, com cerca de 250 atividades culturais – com atrações para todos os públicos e idades – e participação de grandes estrelas da literatura nacional para Ribeirão Preto.

Homenageados

Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Realização

O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro Alta Mogiana – Açúcar, Etanol e Energia e Gás Brasiliano. Patrocínio Prata Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial e Ribeirão Shopping Patrocínio ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit, Passalacqua e Via Brasil Seminovos. Instituição Cultural Parceira SESC – Serviço Social do Comércio. Parceiro Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Immaginare Escola de Criação e Design, Santa Helena, Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação e Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Apoio Cultural Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Estevan Soares, Heurys Tecnologia, Monreale Hotel – Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1 e A Cidade On. Apoio Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, Colégio Auxiliadora, OAB, Sincovarp-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Usina São Martinho, Grupo Utam, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Ribeirão Preto Film Comission, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (valter@verbo.jor.br)