Homenageados, Laís Souza e Renato Janine Ribeiro são os destaques da Feira do Livro nesta quarta-feira (23)

Ribeirão Preto (SP), 22 de maio de 2018 – Nesta quarta-feira (23) a programação da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto se expande com atividades que reúnem figuras importantes e bem conhecidas pelo público. O Sesc traz, entre 9h e 13h, a Oficina Pé de Brincadeira “Histórias na Ponta da Agulha”, na Esplanada do Theatro Pedro II. Nesta atividade, os participantes terão um contato com costuras manuais, bordados coletivos e individuais tendo como inspiração as histórias dos livros prediletos. Acontece também o espetáculo de teatro “O Bobo do Rei”, às 10h, na Tenda Sesc.

Às 10h e às 14h30 haverá a Contação de História “Festa Junina no Campo”, no Espaço do Leitor (no Estande da Fundação do Livro e Leitura), e a sessão Clássicos da Minha História com o tema “Emília, a boneca mais humana que gente de verdade”, às 10h30, com a professora Marisa Lajolo, no Auditório Meira Junior do Theatro Pedro II.

No período da tarde, o público poderá conferir no Centro Cultural Palace as apresentações do Coral Tom Sobre Tom, às 14h, e do teatro Sítio do Pica-Pau Amarelo (atividade do Sesi), a partir das 14h30. No mesmo horário acontece o Salão de Ideias com os homenageados Camilo Xavier (autor local) e Heloisa Martins Alves (professora), na Sala Principal do Theatro Pedro II. Dedicando sua vida profissional à medicina, Camilo Xavier sempre nutriu uma paixão pela literatura. Hoje, além de escritor e poeta, ele participa de projetos voltados ao incentivo da cultura em Ribeirão Preto. Heloisa Martins Alves é professora e seu contato com os livros começou desde pequena. Autora de três livros, hoje ela trabalha com artes visuais e formação de professores.

Às 16h30, no Auditório Meira Junior, o encontro é com o escritor paulistano Fernando Bonassi. Romancista, contista, roteirista, diretor e dramaturgo, Bonassi já trabalhou na TV Cultura e TV Globo, possuindo trânsito livre entre a literatura, a dramaturgia e o audiovisual.

Também no Auditório Meira Junior, a partir das 19h30, a Estácio traz o Salão de Ideias com a participação da ex-atleta Laís Souza. Integrante da Seleção Brasileira de Ginástica Artística nas Olimpíadas de Atenas e Pequim, Laís Souza conquistou vários títulos e medalhas. Em 2014 sofreu um acidente que a deixou tetraplégica e a fez ter novos objetivos. Hoje, ela faz palestras e cursa Psicologia no Centro Universitário Estácio, em Ribeirão Preto.

No Theatro Pedro II, às 19h, acontece a Conferência com o escritor, professor e ex-Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que trará uma conversa sobre sua história e sua carreira. Vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Ensaio em 2001 e organizador de uma série de programas sobre ética para a TV Futura, Renato Janine Ribeiro é atualmente professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo.

Combinando Palavras

A programação desta quarta-feira também conta com mais uma atividade do projeto Combinando Palavras. Desta vez os estudantes do ensino médio da rede estadual terão um encontro com o escritor Fernando Bonassi, às 8h30, no Theatro Pedro II.

Promovido pela Fundação do Livro e Leitura em parceria com a Diretoria de Ensino e apoio do Sesc, o Combinando Palavras oferece aos estudantes a possibilidade de ter contato com a obra de grandes escritores nacionais e encontrá-los pessoalmente durante a feira para apresentar seus trabalhos e produções literárias.

OBS> Todos os eventos são gratuitos. Nos espaços sujeitos à lotação, os participantes devem retirar uma senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.

Ciclo de Palestras do Comad (Conselho Municipal sobre Álcool e Drogas de Ribeirão Preto) – Local: todas as atividades do Comad acontecerão no Auditório do Sincovarp Atenção: atividade pré-agendada para alunos da rede pública.

9h | Um Dia de Sobriedade – Nilton Carvalho

14h | Adolescência e drogas – Camila Andrade

Cine-Literatura – Neuromancer: uma Revolução na Literatura de Ficção Científica | 9h
Local: Biblioteca Padre Euclides

A palestra irá abordar os impactos do livro Neuromancer (1984), de William Gibson atrelados a temas como internet, inteligência artificial, próteses cibernéticas, entre outros. Essa obra revolucionou não apenas a literatura de ficção científica, marcando o surgimento de um subgênero específico: o ciberpunk – como toda a cultura literária e audiovisual posterior. Marco Antonio de Almeida é professor doutor da USP/RP, professor e orientador no programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECA-USP e pesquisador. Fez pós-doutorado junto à Universidade Carlos III de Madrid.

Salão de Ideias – As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz sobre a Diversidade | 10h
Local: Centro Cultural Palace | Auditório Pedro Paulo da Silva

Mariane Ferreira é escritora e discente no programa de Pós-Graduação na Unicamp. É também fundadora da Academia de Letras Aguaiana e autora de duas obras, publicadas em 2016. Teve carreira como atleta integrando a Seleção Brasileira de Ciclismo (representou o país nas Paralímpiadas Rio-2016 como atleta piloto de uma atleta deficiente visual).

Intervenção – Maresias: O Mar em Poesia [Daniel Viana e Thais Krauss] | 12h e 14h (atividade Sesc)
Local: Esplanada do Theatro Pedro II

Um barco de papel gigante anuncia que a embarcação de poesia está em terra firme, trazendo na bagagem garrafas coloridas com poesias sobre mares e amores. O público é convidado a pescar as mensagens das garrafas e descobrir os tesouros que estão escondidos no fundo do mar.

Oficina – Um livreto para chamar de meu [Dandara Martins] | 14h (atividade Sesc)

Local: Esplanada do Theatro Pedro II

Produção de um livreto artesanal com capa colorida e personalizada, criando um estímulo para o participante anotar seus pensamentos, histórias, poemas.

Narração de Histórias Bolado com o Nome do Bolo | 14h

Local: Tenda Sesc

Menino curioso e inventador, inventou de reinventar o nome das coisas. Acabou inventando a maior confusão!

Salão de Ideias – A Literatura Une Olavo Bilac e Cora Coralina | 14h30

Local: Centro Cultural Palace | Auditório Pedro Paulo da Silva

André Luiz da Silva é advogado, apresentador de programas de rádio e televisão e ex-vereador. É vice-presidente da União dos Escritores Independentes de Ribeirão Preto com participação em várias antologias. Helena Agostinho é ativista, escritora e contadora de histórias. Presidente da União dos Escritores Independentes e da Sociedade Alarpeana Amigos da Arte. Autora do livro Desvendando a Poesia. Luiz Fernando Valladares é autor de Corpoema; Ver de Novo, Das Raízes (todos de poemas); Encontros com Cora Coralina de Goyaz (ensaio). É membro da UEI e de outras entidades literárias. Alciony Menegaz é cantora, pintora, escritora, membro da Academia de Letras e Artes de Barretos, UEI e Casa do Poeta.

Espetáculo Infantil As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz de La Fontaine: Lily, Lalá e o Zé Cigarra | 14h30

Local: Teatro Municipal

Espetáculo baseado na fábula O Gafanhoto e a Formiga, atribuída a Esopo e recontada por Jean de La Fontaine. Lily é uma formiguinha que gosta só de trabalhar para garantir alimento para o inverno, enquanto sua irmã Lalá vive questionando o motivo de se trabalhar tanto. Até que elas conhecem Zé Cigarra, um astro do Rock da Floresta, e passam a refletir sobre os valores que envolvem trabalho exaustivo, diversão, tempo e o valor da família. Com uma nova visão da vida, elas resolvem chamar o Zé Cigarra para fazer parte da grande família.

Intervenção – Troco um Causo por um Conto | 15h às 17h (atividade Sesc)

Local: Esplanada do Theatro Pedro II

Em um cenário composto por uma máquina de escrever, uma mesa e duas cadeiras, surge o convite do poeta: Troco um Causo por um Conto. As histórias de vida compartilhadas pelo público se transformam em poesia. O resultado é datilografado em guardanapos coloridos e presenteado ao contador da história.

Show – Mutum | 17h (atividade Sesc)
Local: Tenda Sesc

Mutum é um show que une música e poesia. É uma pesquisa no campo do afeto em busca da possibilidade do tal “amor universal”. O espetáculo trata das conexões e desconexões, da intolerância e da empatia, da liberdade, sexo, esperança, discriminações, paixão…Tudo isso em cerca de 25 poemas, Mariana musicados e recitados.

Apresentação Artística/Unaerp – Quarteto de Saxofones Acerta o Passo | 17h30

Local: Centro Cultural Palace | Auditório Pedro Paulo da Silva

Formado por Rafael Leme (saxofone soprano), Mário Alonso (saxofone alto), Marcelo Toledo (saxofone tenor) e Vanderlei Henrique (saxofone barítono) – músicos com longa experiência – o “Quarteto Acerta o Passo” traz para essa formação composições e arranjos próprios, focados na tradição brasileira, mas também com incursões na música latino-americana.

Salão de Ideias – Inclusão | 19h

Local: OAB

O palestrante Gonzalo de Alencar Lopez é advogado, professor de Direitos da Pessoa com Deficiência, Direitos da Criança e do Adolescente e Direito Educacional.

Salão de Ideias – Programação EJA/Nova Acrópole – O Pequeno Príncipe | 19h30

Local: Centro Cultural Palace | Auditório Pedro Paulo da Silva

Publicado em 1943, O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, é uma das obras mais traduzidas da história. Por meio de uma narrativa poética, o livro apresenta uma visão diferente de mundo, levando o leitor a mergulhar no próprio inconsciente. Estima-se que a obra seja uma das dez mais vendidas no mundo, com cerca de 180 milhões de cópias. Quem vai comentá-la é Priscila Arduini, atual diretora da unidade de Ribeirão Preto da Nova Acrópole, além de instrutora de filosofia oriental e ocidental, psicologia e história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s