Jovens conhecem Eliane Brum durante Projeto Combinando Palavras na Feira do Livro

A escritora, jornalista e documentarista, Eliane Brum, foi a última participante na manhã desta sexta-feira (25) do programa educativo da Feira do Livro de Ribeirão Preto, Combinando Palavras. Cerca de mil estudantes de 17 escolas do ensino público de Ribeirão Preto e região participaram da atividade

Ribeirão Preto (SP), 27 de Maio de 2018 – O último dia do Combinando Palavras – projeto educativo da 18ª Feira Nacional do Livro, realizado com alunos da rede pública de ensino de Ribeirão Preto e região, trouxe a escritora, jornalista e documentarista, Eliane Brum. Mais de mil alunos de 17 escolas da rede pública de Ribeirão Preto e região estiveram na manhã desta sexta-feira (25) no Theatro Pedro II, prestando homenagens à escritora.

Eliane Brum começou o bate-papo falando sobre a importância da leitura e da escrita na formação pessoal e profissional. Referente ao seu trabalho como jornalista especial de alguns veículos de comunicação, Eliane destacou algumas matérias que fez, entre elas o trabalho de dois anos que retratou a morte. Segundo ela, suas pautas sempre partem de uma inquietação e, uma delas, era exatamente esta, a realidade de que o morrer faz parte da vida. “Sempre escrevo sobre histórias reais. Às vezes, é tão absurdo o que acontece que fica difícil as pessoas acreditarem que aquilo é real e não ficção”, explicando para os alunos como foi este trabalho. A jornalista também destacou alguns personagens que conheceu. “Depois dessa reportagem, escutei uma frase que levo para minha vida: quando eu tive tempo, descobri que meu tempo tinha acabado. Tudo o que a gente tem na vida é o tempo”, aconselhou. Eliane Brum falou ainda de seu romance – Uma de Duas, obra que que trata da relação entre mãe e filha.

O estudante do 1º colegial da Escola Dr. Francisco da Cunha Junqueira (Bonfim Paulista), Renan Soares, tem 17 anos, e foi um dos alunos que participou pela primeira vez do Combinando Palavras. Foi através do projeto que Renan conheceu o trabalho de Eliane Brum e seus livros. “Com o livro dela, passei a refletir mais sobre a violência – e ensino isso para meu irmão – que nem tudo na vida deve ser na base da violência, mas sim, com uma boa conversa”, destacou. O aluno expressou que o encontro com a autora deu um grande incentivo para continuar estudando. “Ela nos contou um pouco da sua carreira profissional. Quero ser engenheiro civil. A partir de hoje vou me dedicar mais aos estudos, principalmente à leitura”, disse.

O Combinando Palavras é um projeto promovido pela Fundação do Livro e Leitura em parceria com a Diretoria de Ensino e o Sesc com o objetivo de contribuir para transformar os números de leitores do país. Além de Eliane Brum, participaram nesta edição de 2018: Marina Colassanti (autora infantojuvenil homenageada), Alice Ruiz, Cristóvão Tezza, Fernando Bonassi, Pedro Bandeira e Elisa Lucinda.

18ª Feira Nacional do Livro

Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro completa 18 anos e acontece até o próximo domingo (27). Com o tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz”, a programação conta com atividades gratuitas entre salões de ideias, conferências, sessões Clássicos da Minha História, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras.

Neste ano, a programação não só lança diversas novidades, como as Sessões Clássicos da Minha História, conferências com o tema da feira baseadas em livros clássicos e espetáculos musicais inéditos, entre outras. Uma programação bem variada, com cerca de 250 atividades culturais – com atrações para todos os públicos e idades – e participação de grandes estrelas da literatura nacional para Ribeirão Preto.

Homenageados

Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Realização

O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Alta Mogiana, GasBrasiliano e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro Alta Mogiana – Açúcar, Etanol e Energia e Gás Brasiliano. Patrocínio Prata Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial e Ribeirão Shopping. Patrocínio ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit, Passalacqua e Via Brasil Seminovos. Instituição Cultural Parceira SESC – Serviço Social do Comércio. Parceiro Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Immaginare Escola de Criação e Design, Santa Helena, Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação e Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto. Apoio Cultural Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Estevan Soares, Heurys Tecnologia, Monreale Hotel – Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1 e A Cidade On. Apoio Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, Colégio Auxiliadora, OAB, Sincovarp-Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Usina São Martinho, Grupo Utam, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Ribeirão Preto Film Comission, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (valter@verbo.jor.br)