Encontro do Núcleo dos Contadores de Histórias

Contador de histórias de 96 anos participou do encontro do Núcleo de Contadores da Fundação do Livro e Leitura

O convidado especial do núcleo, no sábado (24 de Novembro), foi o morro-agudense, Sebastião Inácio de Faria. Atividade aberta e gratuita aconteceu das 9h às 12h na sede da Fundação.

Histórias sobre a vida de Sebastião Inácio

O aposentado de 96 anos, Sebastião Inácio Faria, viaja o Brasil para contar as experiências que viveu durante a infância e a vida adulta. Em novembro, fez uma pausa em Ribeirão Preto e participou do último encontro do ano do Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, realizado no dia 24.

Os participantes do núcleo puderam conferir o repertório do experiente contador de histórias, que incluiu registros sobre futebol e lembranças da Revolução Constitucionalista de 1932, entre outros temas cotidianos.

“Conto as histórias vindas dos meus avós. Falo sobre Lampião, sobre pessoas que narram fatos e também sobre futebol – sobre as copas, desde 1930”, lembra o aposentado, que ainda tem disposição para vender geleias em Morro Agudo, onde vive. Na sede da fundação, o aposentado apresentou relatos que ouvia durante sua infância –  de seu pai, seus tios e de seus avós e outros que escutava no rádio ou lia em jornais.

A maioria das histórias que Sebastião conta se relacionam com o folclore brasileiro – são causos do meio rural e com base em passagens bíblicas, que segundo ele, são as que mais prendem a atenção das pessoas independentemente da idade, além de fábulas. “Costumo contar também, por ter ouvido o drama pelo rádio ou histórias do cangaceiro Lampião e do Dioguinho, fatos ocorridos na nossa região”, comenta.

A professora Maria Alice, que estava presente na plateia do Núcleo e o conhece há muito tempo, diz que vê nele a figura de seu avô e de seu pai. “Vejo nele uma alma da minha família. É gratificante estar ao lado dele e de sua família, que é muito acolhedora. São pessoas do bem”, explica.

Durante o encontro, o aposentado também comentou um pouco da sua vida, por onde trabalhou e morou. “A maior parte da minha vida fui trabalhador rural, morando em fazendas. Quando me mudei para a cidade fui servente de pedreiro. Depois de aposentado continuei vendendo picolés, para não ficar parado. Até hoje gosto de vender geleia e queijo”.

Para a coordenadora do Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura, a atriz Míriam Fontana, a vinda de Sebastião ao grupo, com toda sua tradição e talento para contar histórias provocou uma explosão de alegria entre os participantes. “Foi um presente do Sebastião para nós. Sinto hoje, ouvindo o Sebastião, que ele traz uma voz de autoridade e, também, na vida. Ele pode falar manso, engraçado, correndo, sem intensidade na voz, que mesmo assim cada personalidade que ele produz vem carregada de toda experiência dele em contar histórias”, conclui.

Núcleo de Contadores de Histórias

Aberto à população, o Núcleo é voltado a interessados: pessoas que fazem da contação um ofício, como também as que querem conhecer a arte e outras ainda que apreciam a leitura e a literatura. Pessoas interessadas, de qualquer idade, podem participar dos encontros mensais que retornam em janeiro de 2019.

A atividade faz parte do Plano Anual da Fundação do Livro e Leitura e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. O núcleo se reúne para fomentar experiências, contação de histórias e planejamento para a sequência de atividades programadas.

Segundo a coordenadora Míriam Fontana, a cada encontro o grupo vivencia situações que permeiam o ofício do contador de histórias e possibilitam a percepção dos fios da contação, do ouvinte e das histórias. “É uma grande trama, uma grande troca, um jogo envolvente que sempre nos modifica, nos transforma”, conclui.

Fotos Vitor Granado

Atendimento à Imprensa: