Encontro do Clube do Livro

época da inocencia.jpg

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto traz mais um encontro mensal do Clube do Livro. A obra discutida será da autora americana Edith Wharton, A Época da Inocência.

Romance vencedor do Pulitzer e que inspirou o filme de Martin Scorsese, a obra destaca a inquietação da sociedade aristocrata nova-iorquina do fim do século XIX com a chegada da condessa Ellen Olenska. Ela retorna aos Estados Unidos após desfazer o casamento na Europa e se aproxima de Newland Archer, noivo de sua prima, a bela May Welland. Os dois acabam se apaixonando em uma época em que manter as aparências era mais importante que o amor e a felicidade. Escrito por Edith Wharton logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, A época da inocência é um retrato fiel de uma sociedade burguesa contraditória, responsável por destituir a nobreza do poder político, mas que reproduzia modelos e padrões de comportamento típicos da época em que barões, condes, viscondes e duques estavam no poder. Um período de ostentação da riqueza em grandes banquetes e recepções, mansões e roupas luxuosas. Edith Wharton revela uma história da inércia que prende as pessoas aos valores com os quais foram educadas, criando barreiras para a realização pessoal e afetiva.

O ENCONTRO – A atividade faz parte do Plano Anual da Fundação e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. O Clube do Livro tem como principal objetivo criar um espaço para debater e refletir sobre as diferentes nuances de textos literários. É uma forma de estimular a leitura e passear por narrativas de diversos autores. Com curadoria da bibliotecária Gabriela Bazan Pedrão, o grupo ganhou um novo perfil, mais jovem e interativo, e se tornou um dos principais programas permanentes da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. É aberto à comunidade da cidade e região.

Entrada gratuita.
*Interessados podem confirmar sua presença pelo telefone da Fundação (16) 3911 1050 ou pelo e-mail clubedolivro@fundacaodolivroeleitura.com.br

calendário clube.jpg