Calendário do Clube do Livro para 2019

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto divulga calendário do Clube do Livro para 2019

Ao todo, o clube fará 12 encontros no ano e o grupo optou por valorizar livros e autores
representantes das culturas sul-americanas e norte-americana, da Europa e da África.

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto divulga sua lista de livros que vão nortear as discussões e reflexões dos encontros do Clube do Livro durante o ano de 2019. A Época das Inocência, obra mais importante de Edith Wharton, foi o primeiro livro a ser debatido no 19 de Janeiro.

Vencedor do prêmio Pulitzer, o livro trata das complexas relações entre as tradições da sociedade e os desejos individuais. A obra foi publicada duas vezes, em 1920,  inicialmente dividido em quatro partes, entre julho e outubro, na revista Pictorial Review, e posteriormente, pela D. Appleton and Company, como um livro, em New York e Londres.
O Times Book Review considerou A Época das Inocência como “um brilhante panorama de New York há 45 anos atrás”. Até hoje, o romance é muito procurado nas bibliotecas públicas e é um best-seller nas livrarias.

A Época das Inocência virou filme em 1993 e foi dirigido pelo diretor Martin Scorsese,
sendo indicado a cinco categorias do Oscar de 1994, como melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro adaptado, melhor edição de arte, melhor trilha sonora e foi laureado na categoria de melhor figurino. No mesmo ano, a obra cinematográfica também foi indicada ao Globo de Ouro, ganhando como melhor atriz coadjuvante e sendo lembrada em outras três – melhor diretor, melhor atriz dramática e melhor filme dramático. A película venceu como melhor filme americano, pelo prêmio Bodil da Dinamarca.

Calendário anual

Segundo a curadora do Clube do Livrro, a bibliotecária Gabriela Pedrão, o grupo  continua em 2019 com o mesmo formato dos anos anteriores e promoverá um encontro mensal,
sempre aos sábados. A divulgação antecipada do calendário anual já com as obras pré-
selecionadas tem o objetivo de organizar os encontros e dar oportunidade para os leitores colocarem a leitura em dia. Gabriela explica que a lista é uma junção de sugestões do grupo. “A partir de outubro foram pedidas sugestões e indicações de obras e com essa lista, eu, como curadora montei a seleção final”. Entre os requisites de escolha, o grupo definiu que as obras sejam de ficção e romance e que sejam de fácil acesso. Um ponto importante é que a obra não pode estar esgotada, tem que ser encontradas em livrarias, sebos, bibliotecas e em formato digital. Além disso, os livros não devem ser muito extensos, para que o grupo possa ler com tranquilidade no intervalo de um mês. A lista também é diversa variando temas e discussões mês a mês.

A curadora avalia que essa diversidade de autores e culturas é importante para os leitores saírem da sua zona de conforto. Ela ressalta que uma das coisas mais incríveis da literatura é o poder de transportar o leitor para outros lugares, outras realidades e outras épocas, para que se possa refletir e discutir outros pontos de vista. “Quanto mais autores e culturas, mais rica será nossa discussão e nossa bagagem”, afirma Gabriela.

Neste ano, o Clube de Leitura também terá algumas novidades. Foram planejados alguns encontros temáticos, com discussões que envolvem assuntos ligados às datas comemorativas em alguns meses, como por exemplo, o dia da mulher, em março.

“O grupo vem evoluindo muito nos últimos dois anos. Crescemos em tamanho e em engajamento. As leituras foram se alinhando com a preferência do grupo e as discussões ficaram mais ativas e dinâmicas”, explica Gabriela. A curadora também diz que o grupo tem sempre recebidos novos integrantes. “Hoje, temos um grupo mais maduro e unido”, avalia.

O Clube do Livro faz parte do Plano Anual da Fundação e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. A entrada é aberta e gratuita. As inscrições para participar podem ser feitas pelo telefone (16) 3911 1050 ou por email:
clubedolivro@fundacaodolivroeleitura.com.br.

Agenda

Confira abaixo os livros escolhidos para leitura e debate durante os encontros do Clube
do Livro para o ano de 2019. A lista também pode ser acessada pelo link:

19/Janeiro: Época de Inocência, Edith Wharton
16/Fevereiro: Pedro Páramo, Juan Rulfo
23/Março: Perto do Coração Selvagem, Clarice Lispector
27/Abril: Intermitências da Morte, José Saramago
18/Maio: O Som e a Fúria, William Faulkner
15/Junho: O Deus das Pequenas Coisas, Arundhati Roy
20/Julho: A Festa do Bode, Mario Vargas Llosa
24/Agosto: O Avesso da Vida, Philip Roth
21/Setembro: Ratos e Homens, John Steinbeck
19/Outubro: Desonra, J.M. Coetzee
23/Novembro: O Capote, Nikolai Gógol
14/Dezembro: Canção de Natal, Charles Dickens

O que: Clube do Livro
Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Horário: 16 h às 18h
Onde: Sede da Fundação do Livro e Leitura de RP
Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América – Ribeirão
Preto/SP.
Informações e inscrições: (16) 3911-1050
Obs: Evento aberto e gratuito.