Combinando e Recortando Palavras

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realizou nesta quinta-feira (28), o lançamento dos projetos Combinando Palavras e Recortando Palavras. São dois encontros com duas turmas diferentes de coordenadores de escolas estaduais de Ribeirão Preto e região, das 8h30 às 12h00 e 13h30 às 17h00, na sede da Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, que fica na Avenida Nove de Julho, 378.

Na ocasião, foram anunciados os primeiros autores da programação da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que vão ser lidos e analisados por estudantes da rede pública de ensino e depois vão se encontrar pessoalmente com eles durante a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 9 a 16 de junho.

Quem vai combinar palavras com alunos do ensino médio da rede Estadual de ensino são:  Sérgio Vaz, Marcelino Freire, Marçal Aquino, João Anzanello Carrascoza e Estrela Leminski.  Já os estudantes das escolas da rede Municipal terão contato com as obras da autora infantojuvenil homenageada, Heloisa Prieto e, o autor Renan Inquérito será apresentado aos alunos da Etec José Martimiano da Silva. Ignácio de Loyola Brandão, escritor homenageado pela feira, será inspiração para leitura e produção de trabalhos criativos por estudantes do Educandário e por todos os envolvidos no projeto Recortando Palavras, que é novidade neste ano e será oferecido para mil alunos do 9º ano da rede estadual de ensino. O autor foi indicado neste mês de março como o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras.

Segundo a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves, o Combinando Palavras atenderá a cerca de 5 mil estudantes do ensino médio das escolas estaduais, 2 mil da rede municipal de ensino, além de 500 estudantes do projeto Educandário e 500 da ETEC – José Martimiano da Silva (escola técnica localizada no bairro Campos Elíseos). “Vamos seguir o modelo padrão já implementado ao projeto nos anos anteriores, mas ampliamos as oportunidades, inserindo mais estudantes na ação que tem como base primordial a formação de novos leitores”, explica.

A curadora da 19ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, Adriana Silva, explica que os dois projetos vão possibilitar aos alunos conhecimento e percepção ampliada sobre a obra de cada autor escolhido. Ela destaca que serão oferecidas nas escolas atividades orientadas por professores. O objetivo é fixar o conhecimento sobre o autor e despertar o gosto pela leitura e a escrita nos estudantes. “Depois, a proximidade com o escritor durante a feira é sempre uma experiência transformadora para os alunos”, avalia.

diretora da Regional de Ensino de Ribeirão Preto, Simone Maria Locca, muitas vezes as crianças e jovens pensam que um autor é uma figura inatingível. “Mas não é assim, ele pode chegar perto, pode trocar ideias”.

de fundamental importância este contato das crianças e dos jovens com os autores, esta criação de um vínculo que vai além da leitura”, completa Lucas Molina, gerente adjunto do Sesc Ribeirão Preto.

Educação pela leitura

Tanto o Combinando Palavras quanto o Recortando Palavras seguem as diretrizes do tema da 19ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto: “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. A proposição também vai embasar todas as atividades e debates do evento, que acontece de 9 a 16 de junho.

Para participar do Combinando Palavras cada unidade escolar participante deverá fazer suas inscrições por aluno, pelo site da Fundação do Livro e Leitura https://fundacaodolivroeleiturarp.com/ e escolher o autor que vai trabalhar.  A participação ao Recortando Palavras necessita de inscrições com o mesmo procedimento. O período destinado a inscrições é de 29 a 31 de março.

Combinando Palavras 2019 - banner-01-01

Combinando Palavras

O projeto Combinando Palavras oferece também aos professores e coordenadores envolvidos oficinas de preparação. Nestes encontros são disponibilizadas as informações gerais sobre o projeto de 2019, bem como fornecidos materiais de apoio com as características de cada autor e de suas obras.

As oficinas fornecem obras e textos destes escritores que os docentes podem explorar trabalhar em sala de aula. A atividade também prevê dinâmicas de estudos e outros tipos de produções para salas de aula com os alunos.

img803.jpg

Recortando Palavras

O público da Feira Nacional do Livro já teve contato com a produção de fanzines desde a edição de 2015, por meio de salões de ideias e lançamentos. Neste ano foi criado um projeto voltado só para a confecção dos zines: o Recortando Palavras, que visa incentivar o potencial criativo dos jovens.

O projeto será realizado exclusivamente com alunos do 9º ano da rede estadual de ensino. Ao longo de três meses, os coordenadores do projeto: os historiadores Arnaldo Martinez de Bacco Junior e Arnaldo Martinez de Bacco Neto, o jornalista Angelo Davanço e o professor João Francisco de Aguiar, vão trabalhar com professores das mais variadas disciplinas um conjunto de textos inéditos de Ignácio de Loyola Brandão, que tratam dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Os professores, por sua vez, desenvolverão trabalhos sobre o tema com seus alunos. A proposta é que eles adaptem o que aprenderam sobre a obra do escritor para linguagens como histórias em quadrinhos, colagens e literatura.

O resultado deste trabalho dos alunos será a edição de um fanzine por cada escola participante, além de uma coletânea com as produções mais significativas, que serão entregues para a coordenação de cada escola participante do projeto e para o autor homenageado.