Conheça a Programação Completa da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA 19ª FEIRA NACIONAL DO LIVRO DE RIBEIRÃO PRETO

Destaques da Programação

Espetáculo “Entre uma história e outra, uma nova história. Um mundo melhor para todos”, com a Academia Livre de Música e Arte (Alma) e o Coral da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). (Entrada aberta e gratuita, sujeita à lotação do teatro).
08/06: 19h30  | Theatro Pedro II – Sala Principal

Salão de Ideias com Ignácio de Loyola Brandão
09/06: 14h30 | Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior

Conferência com Monja Coen
09/06: 17h | Theatro Pedro II – Sala Principal

Espetáculo Auto da Compadecida, com Grupo Maria Cutia (Realização: SESC)
Baseado na obra mais conhecida do teatro brasileiro, escrita por Ariano Suassuna, o espetáculo apresenta repertório musical tocado e cantado ao vivo pelos atores. As aventuras picarescas de Chicó e João Grilo começam com o enterro e o testamento do cachorro do Padeiro e de sua Mulher e acabam em uma epopéia milagrosa no sertão envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo. Direção: Gabriel Villela.
Dia 09/06: 19h30 | Esplanada do Theatro Pedro II
Dia 10/06: 21h  | Esplanada do Theatro Pedro II

Salão de Ideias com Sérgio Vaz
10/06:  16h30 | Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior

Conferência da ONUA cultura como meio de transformação – Os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com Niky Fabiancic e Carlo Pereira. Mediador Henrique Sartori
10/06: 19h30 | Theatro Pedro II – Sala Principal

Salão de Ideias com Marcelino Freire
11/06: 16h30 | Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior

Salão de Ideias com Marçal Aquino
12/06:  16h30 | Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior

Salão de Ideias com João Anzanello Carrascoza
13/06: 16h30 | Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior

Salão de Ideias com Estrela Leminski
14/06: 16h30 | Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior

Conferência com Djamila Ribeiro
14/06: 19h30 | Theatro Pedro II – Sala Principal

Parada Poética com Renan Inquérito
15/06 : 19h |  Estande Fundação do Livro e Leitura

Intervenção literária idealizada pelo rapper e professor Renan Inquérito, a Parada Poética surgiu como um Sarau em 2013 e já conquistou outras paradas em Portugal, Inglaterra, Chile e Argentina. A proposta é permitir que o público seja plateia e também poeta em cena.

Autores do Combinando Palavras (atividades agendadas para estudantes)
(Projeto da Fundação do Livro e Leitura, em parceria com Sesc Ribeirão Preto, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, Secretaria Municipal de Educação, Etec José Martimiano da Silva, Fundação Educandário “Cel. Quito Junqueira” e escolas particulares).

Sergio Vaz
10/06 – 8h30 (atividade agendada para escolas) | Theatro Pedro II – Sala Principal

Heloisa Prieto
10/06 – 8h30 e 14h30 (atividade agendada para escolas) | Teatro Municipal
11/06 – 8h30 e 14h30 (atividade agendada para escolas) | Teatro Municipal

Marcelino Freire
11/06 – 8h30 (atividade agendada para escolas particulares) | Theatro Pedro II – Sala Principal

Marçal Aquino
12/06 – 8h30 (atividade agendada para escolas) | Theatro Pedro II – Sala Principal

Ignácio de Loyola Brandão
11/06:  14h30  Projeto Recortando Palavras (atividade exclusiva para alunos do 9º ano da rede estadual) | Theatro Pedro II – Sala Principal
12/06 – 8h30 (Projeto Combinando Palavras – atividade agendada para alunos do Educandário) | Teatro Municipal

João Anzanello Carrascoza
13/06 – 8h30 (atividade agendada para escolas) | Theatro Pedro II -– Sala Principal

Estrela Leminski
14/06 – 8h30 (atividade agendada para escolas | Theatro Pedro II – Sala Principal

Renan Inquérito
14/06 – 8h30 (atividade agendada para escolas) | Teatro Municipal

combinado palavrasPela terceira vez consecutiva, a Feira realiza o Projeto Combinando Palavras que ganha nesta edição mais um desdobramento: o Recortando Palavras. Neste ano, o projeto Combinando Palavras atenderá a cerca de 5 mil estudantes do ensino médio das escolas estaduais e particulares, 2 mil da rede municipal de ensino, além de 500 estudantes do projeto Educandário e 500 da ETEC – José Martimiano da Silva. Os autores Sérgio Vaz, Marcelino Freire, Marçal Aquino, João Anzanello Carrascoza, Estrela Leminski, Heloisa Prieto, Ignácio de Loyola Brandão e Renan Inquérito participam do projeto (atividade agendada apenas para estudantes) e nos Salões de Ideias (abertos à população).

Já o projeto Recortando Palavras, novidade para mil alunos do 9º ano da rede estadual de ensino, instruiu os estudantes a produzirem fanzines com base em textos inéditos (produzidos especialmente para o projeto) de Ignácio de Loyola Brandão, escritor homenageado pela Feira, que também participará das atividades.

“Os dois projetos [Combinando Palavras e Recortando Palavras] possibilitam aos alunos um conhecimento e percepção ampliada sobre a obra do autor escolhido. A oportunidade do contato mais próximo com escritor durante a feira é uma experiência transformadora para estes estudantes”, avalia Adriana Silva.