Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é contemplada por edital do Ministério da Cidadania

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma das vencedoras, na maior categoria, do Edital Feiras e Ações Literárias de 2019 – concedido pelo Ministério da Cidadania, representado pela Secretaria da Economia da Cultura – SEC, da Secretaria Especial de Cultura – Secult. O recurso obtido será integralmente destinado para a realização da 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que em 2020 acontece de 30 de maio a 7 de junho, em Ribeirão Preto (SP).

O resultado do edital de Feiras e Ações Literárias 2019 foi publicado no dia 29 de novembro, no Diário Oficial da União. Neste ano, o edital premia 11 projetos de entidades privadas sem fins lucrativos para a realização de feiras literárias. Na classificação geral, as Feiras do Livro de Ribeirão Preto e de Porto Alegre, ambas com nota máxima, ficaram à frente da Flip e da Bienal de São Paulo.

O edital tem o objetivo de ampliar o acesso ao livro e à leitura nos municípios, difundir a literatura brasileira, fortalecer a cadeia produtiva e a economia do livro e estimular a formação de leitores e práticas de leitura. Ao todo, o prêmio soma R$ 2 milhões, divididos entre três categorias.

Com todos os pré-requisitos preenchidos e critérios de avaliação de sua categoria que é a que possui maior dificuldade de aprovação, a entidade obteve nota máxima: 46 pontos.

Os critérios de avaliação do Ministério da Cultura levaram em consideração as características dos projetos apresentados como clareza, consistência e coerência com objeto e objetivo do edital; impacto cultural, social, econômico; histórico do proponente no campo cultural e em destaque na promoção do livro, leitura e literatura e de atuação da feira ou ação literária e seu grau de reconhecimento público.

A partir do comunicado de aprovação do edital, a Fundação do Livro e Leitura parte para a captação de recursos junto a empresas que passarão a ser patrocinadoras do evento e poderão contar com os mecanismos de incentivos fiscais do Governo Federal.