Circuito Cultural Metropolitano

O projeto Circuito Cultural Metropolitano consiste em atividades culturais de incentivo à leitura, já realizadas pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, porém dentro de um contexto cultural próprio de cada cidade. Os locais escolhidos para esta primeira etapa do projeto terão atividades que visam incentivar a cultura criativa das cidades, com base nos estudos da pesquisa Cidade Humana, desenvolvida pelo IPCCIC em parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Dessa forma, o objetivo do Circuito Cultural Metropolitano será realizar atividades que valorizem a cultura histórica e a popular da cidade, de modo que sejam reconhecidas pela população como componentes da história da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, fomentando sua identidade cultural.

Atividades previstas para o projeto:A3 - Circuito Cultural

Região Metropolitana de Ribeirão Preto

A Região Metropolitana de Ribeirão Preto foi a primeira do Estado fora da macrometrópole, onde se encontram as cinco regiões metropolitanas já instituídas: São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba.

Em um território de 14,8 mil km², o equivalente a 6% do Estado, com 1,6 milhões de habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) estimado em R$ 48,38 bilhões, a região metropolitana de Ribeirão Preto se destaca por sua localização estratégica e no coração do agronegócio brasileiro. Berço de importantes reservas naturais, a RMRP abriga eventos internacionais como a Agrishow, um parque industrial e tecnológico que cresce exponencialmente, além de ser uma referência na área da saúde, através das pesquisas e atendimento do Hospital das Clínicas no Campus da USP.

A Região Metropolitana possui uma rica herança cultural. Lar de renomados artistas plásticos, como Cândido Portinari, Bassano Vaccarini, Odila Mestriner e Pedro Manuel Gismondi, a região se destaca também pelo grande e diversificado cenário arquitetônico que possui. No campo literário reúne autores premiados e reconhecidos internacionalmente como Rubens Luchetti, Menalton Braff e Saulo Gomes, da mesma forma que no campo da música e do cinema.