Jovens Protagonistas

O Projeto

O projeto “Jovens Protagonistas”, foi elaborado com o apoio da Fundação Feira do Livro de Ribeirão Preto, com o intuito de envolver jovens de bairros periféricos da cidade e incentivar a leitura, fomentar a cultura, arte e a educação. A inspiração do projeto foi  a existência do  “Entre Feiras Bairros”, que iniciou suas atividades  em  agosto  de  2013,  nos  bairros  Quintino  Facci  II,  Adelino  Simioni  e  Avelino Alves  Palma  (todos  na  zona  Norte  da  cidade)  e  proporcionava  ao  público  da  região, mesmo  entre  uma  edição  e  outra  da  Feira  Nacional  do  Livro  de  Ribeirão  Preto  (evento literário  gratuito  que é realizado anualmente na cidade de Ribeirão Preto, com palestras, salões de ideias, atividades artísticas e estandes de livros), atividades culturais, sendo elas literárias e/ou artísticas que promoviam o acesso ao livro e a formação de leitores.

De modo a envolver os jovens, o futuro da sociedade, o projeto Jovens Protagonistas, constituiu na realização de ações de incentivo à leitura para formação de jovens leitores, fazendo uma conexão entre o livro e atividades artísticas. Após a seleção de vinte adolescentes do bairro Quintino II, os coordenadores do projeto iniciarão o mapeamento das atividades e a formação junto com o grupo, para a realização das ações nas escolas publicas, Centro Cultural e sua biblioteca e demais espaços da mesma comunidade abrangendo os bairros Adelino Simioni, Avelino Alves Palma e Quintino Facci II.

A História

Há 16 anos a Feira do Livro é organizada na cidade de Ribeirão Preto/SP. A Feira sempre propiciou momentos de cultura e arte através da promoção de shows, peças teatrais e outras atividades. Nos últimos anos, segundo a avaliação dos organizadores, a participação juvenil estava aquém das expectativas. Antes do Projeto Jovens Protagonistas o jovem não via a Feira do Livro como um espaço de cultura e arte e sim, como um ponto de encontro, sem pertencimento ou com qualquer outra pretensão. A partir da percepção da Fundação  sobre a própria Feira e sua relação com o jovem, somada à idealização do então presidente Edgar de Castro, e Viviane Mendonça superintendente, o projeto começa a tomar forma e é iniciado no segundo semestre de 2013. Luciana Balieiro e Eliezer Pereira foram convidados pela Fundação Feira do Livro de Ribeirão Preto para desenvolver um trabalho pedagógico com 10 jovens, cujo objetivo primário foi de formar um grupo de jovens protagonistas visando a melhoria da relação jovem-Feira em 2013. Com os resultados qualitativos e quantitativos, o projeto ganhou o “Prêmio Leitura para Todos” da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura que propiciou a oportunidade de desenvolver a Revista “Entre Nós” em sua segunda edição, a primeira foi contemplada dentro do projeto em 2013/2014. A revista “Entre Nós”, é o resultado de todas as Atividades que foram desenvolvidas dentro do projeto; participantes, metas alcançadas, atividades e registros dos resultados alcançados do projeto e sua felicidade dentro da comunidade.

A Edição de 2015/2016, pretende fazer crescer o projeto estendendo-o para dentro das escolas estaduais, capacitando os jovens estudantes do ensino médio com enfoque na Leitura.

protago

Protagonistas publicaram duas edições da revista Entre Nós. Veja os dois exemplares aqui (Revista 1 e Revista 2)

A multiplicação

Projeto “Os Jovens Protagonistas” inicia nova fase

Depois de dois anos de formação e um prêmio concedido pelo Ministério da Cultura como um projeto exitoso, na área de literatura, os jovens protagonistas, iniciam a fase de multiplicação. Em parceria com a Rede de Ensino do Estado, os integrantes do projeto estão atuando em quatro escolas promovendo os conceitos que assimilaram e convidando outros jovens a aderirem à proposta.