Concurso Literário 2018

ACESSE O REGULAMENTO DO CONCURSO LITERÁRIO MARINA COLASANTI AQUI

(18ª FEIRA NACIONAL DO LIVRO DE RIBEIRÃO PRETO)

DO CONCURSO

1. O Concurso Literário da Feira do Livro, criado pela Academia Ribeirãopretana de Letras (ARL), é uma realização da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, com o apoio da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, União dos Escritores Independentes, Casa do Poeta e do Escritor, União Brasileira dos Trovadores, Ordem dos Velhos Jornalistas e Proyecto Cultural SUR/Brasil.

2. Foi criada uma comissão responsável pela organização do Concurso.

3. O Concurso divide-se em duas categorias: Estudantil Municipal (Escolas Públicas e/ou Privadas) e Adulto que será realizado em âmbito nacional. Os homenageados da 18ª Feira do Livro são Escritor: Sérgio Buarque de Holanda; Autor educação: Antonio Candido; Autora infantojuvenil: Marina Colasanti; Autor local: Camilo André Mércio Xavier; Professora: Heloisa Martins Alves; Patrono: Sérgio Roxo da Fonseca. Os temas foram determinados inspirados nos homenageados.

DA CATEGORIA ESTUDANTIL MUNICIPAL

4. A Categoria Estudantil divide-se em 3 (três) modalidades: Desenho, Poema e Livre Interpretação.

DA MODALIDADE DESENHO INFANTIL

5. Poderão participar da Categoria Estudantil Municipal, na modalidade Desenho Infantil, alunos matriculados no município de Ribeirão Preto, na faixa etária de até 10 (dez) anos.

6. O tema é “A primeira tarefa de todas as crianças, em qualquer tempo e em qualquer lugar, é, e sempre será, aprender a viver”.

7. As obras devem ser inéditas, entendendo-se assim que os trabalhos inscritos não tenham sido publicados, sob qualquer forma, independente de sua finalidade.

8. A escola será responsável pela seleção dos 3 (três) melhores trabalhos, realizados em sala de aula.

9. Os trabalhos deverão ser enviados pelo site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, em cópias coloridas (fotografadas ou escaneadas), em formato A4 (21×29,7cm), em arquivo PDF, sem molduras, com as seguintes identificações localizadas na horizontal inferior: pseudônimo, título e ano de produção.

10. As inscrições serão feitas em duas etapas (online): preenchimento de um formulário disponibilizado no site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (www.fundacaodolivroeleiturarp.com.br), na aba “Inscrições para o Concurso Literário”, e envio de um arquivo PDF constando as informações descritas nos itens 6, 7 e 8.

11. Os trabalhos deverão ser enviados ao site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto: www. fundacaodolivroeleiturarp.com

12. Telefone para contato: (16) 3911-1050.

DA MODALIDADE POEMA ESTUDANTIL

13. Poderão participar do Categoria Estudantil Municipal, na modalidade Poema, alunos matriculados no município de Ribeirão Preto de 11 (onze) a 13 (treze) anos.

14. O tema é “Eu sei que nós nos acostumamos a coisas demais, para não sofrermos, mas não devíamos”.

15. As obras devem ser inéditas, entendendo-se assim que os trabalhos inscritos não tenham sido publicados, sob qualquer forma, independente de sua finalidade.

16. A escola será responsável pela seleção dos 3 (três) melhores trabalhos, realizados em sala de aula e rigorosamente corrigidos.

17. O trabalho deve ter no mínimo 3 (três) versos e máximo de 14 (catorze) versos.

18. Os trabalhos devem ser enviados pelo site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, digitados com as seguintes especificações: Fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5, folha A4, contendo apenas o título, o pseudônimo e o texto.

19. Em outra página, a escola deverá digitar as seguintes informações: nome da Instituição de Ensino, Categoria Estudantil Municipal, Modalidade Poema, pseudônimo e título do texto de cada participante selecionado, nome e endereço completos, telefone, série que frequenta, idade e nome do(a) professor(a).

20. Os trabalhos deverão ser enviados ao site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto: www. fundacaodolivroeleiturarp.com

21. Telefone para contato: (16) 3911-1050.

DA MODALIDADE LIVRE INTERPRETAÇÃO

22. Poderão participar da Categoria Estudantil Municipal, na modalidade Livre Interpretação, alunos matriculados no município de Ribeirão Preto de 14 (catorze) a 17 (dezessete) anos.

23. O tema está vinculado ao projeto Combinando Palavras, do qual os estudantes participam.

24. As obras devem ser inéditas, entendendo-se assim que os trabalhos inscritos não tenham sido publicados, sob qualquer forma, independente de sua finalidade.

25. A escola será responsável pela seleção dos 3 (três) melhores trabalhos, realizados em sala de aula e rigorosamente corrigidos.

26. O trabalho deve ter no máximo 3 (três) laudas, com 30 (trinta) linhas cada uma.

27. Os trabalhos devem ser enviados pelo site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, digitados com as seguintes especificações: Fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5, folha A4, contendo apenas o título, o pseudônimo e o texto.

28. Em outra página, a Escola deverá digitar as seguintes informações: nome da Instituição de Ensino, Categoria Estudantil Municipal, Modalidade Poema, pseudônimo e título do texto de cada participante selecionado, nome e endereço completos, telefone, série que frequenta, idade e nome do(a) professor(a).

29. Os trabalhos deverão ser enviados ao seguinte site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto: http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

30. Telefone para contato: (16) 3911-1050.

DA CATEGORIA ADULTO

31. A Categoria Adulto divide-se em 3 (três) modalidades: Poema, Crônica ou Conto.

32. Poderão participar dessas modalidades pessoas a partir de 18 (dezoito) anos, que sejam moradores no Brasil.

33. O tema é “Confesso que me enternece a ideia de que, pelo menos no início dessa nova era ainda haverá avós que ensinarão suas netas a costurar roupinhas de boneca”.

34. As obras devem ser inéditas, entendendo-se assim que os trabalhos inscritos não tenham sido publicados, sob qualquer forma, independente de sua finalidade.

35. O trabalho, se poema ou crônica, deve ter no máximo 2 (duas) laudas, com 30 (trinta) linhas cada uma. Se conto, deve ter no máximo, 5 (cinco) laudas, com 30 (trinta) linhas cada uma.

36. Os trabalhos devem ser enviados pelo site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, digitados com as seguintes especificações: Fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5, folha A4, contendo apenas o título, o pseudônimo e o texto.

37. Em outra página, o participante deverá digitar as seguintes informações: Categoria Adulto, Modalidade (Poema, Crônica ou Conto), título do trabalho, pseudônimo, nome e endereço completos, telefone, RG e comprovante de residência.

38. Os trabalhos deverão ser enviados ao site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto: http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

39. Telefone para contato: (16) 3911-1050.

DAS INSCRIÇÕES

40. As inscrições deverão ser feitas no período de 19/03/2018 a 20/04/2018.

41. O material recebido que não obedecer às regras estabelecidas no presente regulamento será automaticamente desclassificado.

42. Cada participante poderá inscrever-se apenas com um trabalho em cada modalidade. 43. Não poderão inscrever-se nesse Concurso pessoas direta ou indiretamente ligadas à organização do mesmo.

DO JULGAMENTO

44. O julgamento será realizado por profissionais escolhidos pela Comissão Organizadora.

45. O resultado será divulgado a partir do dia 20/05/2018, no site: http://www.fundacaodolivroeleiturarp. com e nos meios de comunicação em geral.

46. Não haverá cessão dos trabalhos, ou seja, os direitos sobre o conteúdo dos mesmos continuarão com seus respectivos autores.

DA PREMIAÇÃO

47. A premiação será realizada durante a 18ª Feira Nacional do Livro e Leitura, no dia 27/05/2018 – domingo, às 11h, no Auditória Meira Júnior.

48. Os prêmios, a serem divulgados no dia da entrega, serão patrocinados pelo Rotary Ribeirão, Associação Cristã de Moços, Rodini Joalheiros, Centro Médico, Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto e Escritores da Academia Ribeirãopretana de Letras.

DISPOSIÇÕES GERAIS

49. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora, cujas decisões são soberanas e irrecorríveis.

INFORMAÇÕES E DÚVIDAS

50. Informações e dúvidas: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, telefone (16) 3911-1050.

REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO:

PRIMEIRA ETAPA DA INSCRIÇÃOflowRoot833

Preencha o formulário de inscrições para o Concurso Literário Marina Colasanti.

SEGUNDA ETAPA DA INSCRIÇÃOflowRoot833

Envie o arquivo em PDF (cópias coloridas fotografadas ou escaneadas em formato A4 [21 x 29,7cm]), com tamanho máximo do arquivo final de 2 MB.