DOADORES DE VOZ
Mantido pela Unaerp - Universidade de Ribeirão Preto desde 1998, o projeto Doadores de Voz tem o objetivo de gravar a leitura de livros para deficientes visuais, possibilitando, especialmente a crianças e jovens, o acesso a obras literárias. Durante algumas edições da Feira do Livro, a Fundação e a Unaerp estabeleceram parceria que estimulou os visitantes a gravarem sua voz através da leitura de livros doados por autores presentes na Feira e também de obras de domínio público.
Já participaram do projeto os autores Renan Inquérito, Ni Brisant, Marçal Aquino, Gustavo Pacheco, Monja Coen, Luiza Romão, Heloisa Prieto, João Anzanello Carrascoza, Xico Sá e Amara Moira.
LIVRO: “O SOFRIMENTO É OPCIONAL: COMO O ZEN BUDISMO PODE AJUDAR A LIDAR COM A DEPRESSAO” DE MONJA COEN
O mal do século XIX era físico, ainda que muitos poetas e escritores o tenham romantizado. Era a tuberculose. Não tinha cura, na maior parte dos casos só restava esperar por um fim lento e doloroso. Algumas dessas mortes foram retratadas em romances e poesias de grande aceitação. Sofrer do mal do século, para alguns era uma glória. Passadas várias décadas, outros tipos de enfermidades e transtornos, erroneamente diagnosticados como de fundo puramente emocional, como a depressão, pouco têm de "glamourosos".
Editora: Bella Editora | Ano: 2017
Ledores/Voluntários: Brenda Lorrany Alvez, Caio Gabriel Canduz, Claudete Burlandi, Claudio de Souza, Felipe Leandro da Silva Alves, João Marcelo Pirani, Jonathan Silva, José Luiz de Oliveira, Silvia Regina Gregoris, Tania Ratsuko, Yuri Messias de Oliveira, Loiane Oliveira, Leticia Ellen Agostinho.
LIVRO: “POUCAS PALAVRAS"
DE RENAN INQUÉRITO
O livro #PoucasPalavras é parte de um projeto, que inclui música, videoclipe e exposição de fotos que homenageiam o universo da literatura dentro da cultura Hip-Hop. É o resumo de uma carreira musical de mais de uma década do líder do grupo de Rap Inquérito e de uma vida inteira como poeta. Assim, em #PoucasPalavras. A hashtag em alusão ao twitter remete o leitor a estes 'tempos modernos', de nanotecnologia e como diz o autor - 'Onde tudo é diminuído, compactado. Das músicas, ao orgulho'. A obra repleta de poesias visuais traz prefácio do poeta e fundador da Cooperifa, Sergio Vaz, comentário de Alessandro Buzo, além de ilustrações de Mundano, e fotos de Marcio Salata.
Editora: LiteraRua | Ano: 2011
Ledores/Voluntários: Caíque Scharvinato, Varne Acosta Abrão, Josiane da Silva, TOM, Luciane Batista, Heloisa Braz de Oliveira, Helen Alves do Nascimento, Luciana Lopes, Inara Fonseca Brandão e Cláudio de Paula.
LIVRO: “POESIA PARA ENCHER A LAJE"
DE RENAN INQUÉRITO
"Você chegou ao livro certo. Verso a verso." decreta Marcelino Freire no prefácio da segunda obra literária do poeta INQUÉRITO, Renan. Leitura leve para dias pesados, POESIA PRA ENCHER A LAJE despeja em suas 96 páginas a mais autêntica poesia concreta misturada nessa argamassa de palavras e formas. "(...) é lata na cabeça pesando. concreto. sobe tijolo, desce latão. concreto." Com impecável acabamento em formato moleskine, como se a gente espiasse diretamente no caderno ou a própria alma rebocada da quebrada. Sentimentos, cimento, cotidiano, brita, temas sociais, feito papo reto, no grito, no pé do ouvido.
Editora: LiteraRua | Ano: 2016
Ledores/Voluntários: Helen Alves do Nascimento, Letícia Ellen Ramires Augustinho, Wellington Niguelado Nascimento e Cláudio de Paulo.
LIVRO: “SE EU TIVESSE MEU PRÓPRIO DICIONÁRIO"
DE NI BRISANT
O poeta e escritor Ni Brisant dá novos significados para as palavras.
Editora: Independente | Ano: 2018
Ledores/Voluntários: João Anzanello Carrascoza, Vanessa Cicilini e Ana Beatriz Ferreira de Oliveira.
LIVRO: “MEU AVÔ ESPANHOL"
DE JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA
Em 'Meu avô espanhol', João descobre que seu avô veio da Espanha de navio e que lhe deixou de herança muito mais que um simples sobrenome. Por meio dos livros e de conversas com seu pai, o menino conhece a cultura espanhola e tem um encontro mágico e emocionante com seu avô espanhol.
Editora: Panda Books | Ano: 2009
Ledores/Voluntários: Cláudia Cotrin
LIVRO: “COQUETEL MOTOLOVE"
DE LUIZA ROMÃO
"Seu primeiro livro lançado pelo selo independente Burro traz o verso como projétil que toca nas feridas mais profundas. Na obra, a dedicatória também é poesia. Antes do início da primeira parte do livro, encontramos um poema sem título que é a síntese de Coquetel Motolove."
(Pilas Lago e Lousa - gelbcunb.blogspot.com)
Editora: Doburro | Ano: 2015
Ledores/Voluntários: Ariele Pereira Matias, Caio Fernandes Spatti, Debora Cavalcante Camelo, David Ramos, Marissa Mendonça de Souza, Natalino Soares, Rafael Matos de Bento, Vinicius Alves de Souza e Cláudio de Paula.
Alguns Humanos é o primeiro livro de Gustavo Pacheco e reúne onze histórias tão inquietantes quanto disruptivas. O leitor viaja do Bornéu ao Bronx, de Moçambique a Salvador da Bahia, da Alemanha à Cidade do México, de Pequim a Buenos Aires.
Editora: Tinta da China | Ano: 2018
Ledores/Voluntários: Benda Danielle Silva, Gustavo Pacheco, Cassio Rabello, Mariângela Viera, Emílio Fraia, Gersun Souza, Maicon Pauli, Elói Barbosa, Renata Silveira, Daniela Carmo e Cláudio de Paula.
LIVRO: “ALGUNS HUMANOS"
DE GUSTAVO PACHECO
LIVRO: “O BAÚ SECRETO DA VOVÓ"
DE HELOÍSA PRIETO
Os objetos estão carregados de boas histórias. Aqui a escritora Heloísa Prieto fala dos segredos e dos objetos de sua querida vovó!
Editora: Nova escola | Ano: 2007
Ledores/Voluntários: Melissa Gouvea
A "Desaletrada da Rocinha" faz parte do livro Crônicas para ler em qualquer lugar, dos autores Xico Sá, Gregório Duvivier e Maria Ribeiro.
Editora: LiteraRua | Ano: 2019
Ledores/Voluntários: Helen Alves do Nascimento, Leticia Ellen Ramires Augustinho, Wellington Niguelado Nascimento e Cláudio de Paula.