Nova Identidade – FIL

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto lança nova identidade visual da Feira Internacional do Livro

A 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL)  tem uma nova identidade visual.

A nova marca sinaliza a virada da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto para sua versão internacional, a partir de 2020, quando o evento completa 20 anos e traz o tema “20 anos depois. E agora?”. A edição de 2020 acontece de 30 de maio a 7 de junho.

O projeto de rebranding faz parte de uma estratégia de reposicionamento da Feira, que hoje é uma das sete maiores da América Latina e, apesar de já estar consolidada como um dos principais eventos culturais do Brasil, parte para um novo momento em busca de se consolidar como um robusto canal de fomento à formação e capacitação de leitores, bem como à valorização da literatura, do livro e de escritores no contexto internacional. Para representar essa ousada meta, a marca foi reprogramada para impactar o público do evento e anunciar um novo ciclo com propósitos e ressignificados. A criação é da jornalista e designer gráfica, Thais Navarro.

A nova identidade valoriza todo o contexto de contemporaneidade que caracteriza o universo cultural atual, bem como carrega traços dos valores da instituição realizadora da FIL, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, que tem como diretrizes de engajamento e atuação os pilares da educação e cultura, baseados na relação com leitores e na democratização do acesso da população ao livro.

Por conta deste direcionamento presente no briefing da Fundação para a designer contratada, os símbolos principais escolhidos para estilizar a logomarca foram o livro e o próprio leitor num movimento de interação contínua. Outra preocupação da Fundação foi criar uma sigla forte para o evento (FIL), de forma a torná-lo ainda mais conhecido e traduzir a solidez que alcançou, em todo território nacional e no cenário internacional.

Confira as fotos do lançamento!