Regulamento

CONCURSO LITERÁRIO
19ª FEIRA NACIONAL DO LIVRO DE RIBEIRÃO PRETO

Do Concurso

1. O Concurso Literário da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, criado pela Academia Ribeirãopretana de Letras (ARL), é uma realização da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, com o apoio da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, União dos Escritores Independentes, Casa do Poeta e do Escritor, União Brasileira dos Trovadores, Ordem dos Velhos Jornalistas e Proyecto Cultural SUR/Brasil.
  2. Foi criada uma comissão responsável pela organização do Concurso.
  3. O Concurso divide-se em duas categorias: Estudantil Regional (Escolas Públicas e/ou Privadas) e Adulto que será realizado em âmbito nacional.

Os homenageados da Feira do Livro neste ano de 2019 são o escritor: Ignácio de Loyola Brandão; autor educação: Boaventura de Sousa Santos; autora infantojuvenil: Heloisa Prieto; autor local: Gilberto Andrade de Abreu; Professora: Amini Boainain Hauy; Patrono: Luiz Octavio Junqueira Figueiredo. Os temas foram determinados inspirados nos homenageados.

Da Categoria Estudantil Regional

1. A Categoria Estudantil Regional divide-se em 3 (três) modalidades: Desenho, Poema e Livre Interpretação.

Da Modalidade Desenho Infantil

1. Poderão participar da Categoria Estudantil Regional, na modalidade Desenho Infantil, alunos matriculados nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, na faixa etária entre 6 (seis) a 10 (dez) anos.
  2. O tema é “O tempo não para”. Retirado do texto Zeus, de autoria Heloisa Prieto.
  3. As obras devem ser inéditas, entendendo-se assim que os trabalhos inscritos não tenham sido publicados, sob qualquer forma, independente de sua finalidade.
  4. A escola será responsável pela seleção dos 3 (três) melhores trabalhos, realizados em sala de aula.
  5. Os trabalhos deverão ser enviados pelo site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, em cópias coloridas (fotografadas ou escaneadas), em formato A4 (21×29,7cm), em arquivo PDF, sem molduras, com as seguintes identificações localizadas na horizontal inferior: pseudônimo, título e ano de produção.
  6. As inscrições serão feitas em duas etapas (online): preenchimento de um formulário disponibilizado no site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (www.fundacaodolivroeleiturarp.com.br), na aba “Inscrições para o Concurso Literário” e envio de um arquivo PDF com o trabalho produzido.
  7. Os trabalhos deverão ser enviados ao site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto: http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com
  8. Telefone para contato: (16) 3911-1050.

Da Modalidade Poema Estudantil

1. Poderão participar do Categoria Estudantil Regional, na modalidade Poema, alunos matriculados nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, de 11 (onze) a 13 (treze) anos.
  2. O tema é “Você acredita em fantasma?”. Frase de Heloisa Prieto em “O Médico e o Fantasma”.
  4. A escola será responsável pela seleção dos 3 (três) melhores trabalhos, realizados em sala de aula e rigorosamente corrigidos.
  5. O trabalho deve ter no mínimo 3 (três) versos e máximo de 14 (catorze) versos.
  7. Os trabalhos devem ser enviados pelo site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, digitados com as seguintes especificações: Fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5, folha A4, contendo apenas o título, o pseudônimo e o texto.
  8. Os trabalhos deverão ser enviados ao site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto: http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com
  9. Telefone para contato: (16) 3911-1050.

Da Modalidade Livre Interpretação (Conto, Crônica ou Poema)

1. Poderão participar da Categoria Estudantil Regional, na modalidade Livre Interpretação, alunos matriculados nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, de 14 (catorze) a 17 (dezessete) anos.
  2. O tema é “A escola deve ser para todo mundo. Será que é?”. Texto de Ignácio Loyola Brandão.
  4. A escola será responsável pela seleção dos 3 (três) melhores trabalhos, realizados em sala de aula e rigorosamente corrigidos.
  5. O trabalho deve ter no máximo 3 (três) laudas, com 30 (trinta) linhas cada uma.
  8. Os trabalhos deverão ser enviados ao seguinte site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto: http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Da Categoria Adulto

1. A Categoria Adulto divide-se em 3 (três) modalidades: Poema, Crônica ou Conto.
  2. Poderão participar dessas modalidades pessoas a partir de 18 (dezoito) anos, que sejam moradores no Brasil.  Cada candidato deverá optar por apenas uma modalidade.
  3. O tema é “Nada mais é como era”. Trecho da obra de Ignácio de Loyola Brandão.
  4. As obras devem ser inéditas, entendendo-se assim que os trabalhos inscritos não tenham sido publicados, sob qualquer forma, independente de sua finalidade.
  5. O trabalho, se poema ou crônica, deve ter no máximo 2 (duas) laudas, com 30 (trinta) linhas cada uma. Se conto, deve ter no máximo, 5 (cinco) laudas, com 30 (trinta) linhas cada uma.

Das Inscrições

1. As inscrições deverão ser feitas no período de 11/03/2019 a 26/04/2019 às 17h.
  2. O material recebido que não obedecer às regras estabelecidas no presente regulamento será automaticamente desclassificado.
  3. Cada participante poderá inscrever-se apenas com um trabalho em cada modalidade.
  4. Não poderão inscrever-se neste Concurso pessoas direta ou indiretamente ligadas à organização do mesmo.

Do Julgamento

1. O julgamento será realizado por profissionais escolhidos pela Comissão Organizadora.
  2. O resultado será divulgado a partir do dia 03/06/2019, no site: www.fundacaodolivroeleiturarp.com e nos meios de comunicação em geral.
  3. Não haverá cessão dos trabalhos, ou seja, os direitos sobre o conteúdo dos mesmos continuarão com seus respectivos autores.

Da Premiação

1. Serão premiados os três primeiros colocados de cada modalidade.
  2. A cerimônia será realizada durante a 19ª Feira Nacional do Livro e Leitura, no dia 09/06/2019 – domingo, às 11h, no Auditório Meira Júnior.

Disposições Gerais

1. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora, cujas decisões são soberanas e irrecorríveis.

Informações e Dúvidas

1. Informações e dúvidas: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, telefone (16) 3911-1050