O Tema


“Entre uma História e Outra, uma Nova História. Um Mundo Melhor para Todos – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” – esse será o tema norteador de toda programação cultural da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

 

O que são os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (ou Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável) são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Os ODS são parte da Resolução 70/1 da Assembleia Geral das Nações Unidas: “Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, que depois foi encurtado para Agenda 2030. As metas são amplas e interdependentes, mas cada uma tem uma lista separada de metas a serem alcançadas. Atingir todos os 169 alvos indicaria a realização de todos os 17 objetivos. Os ODS abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social.

ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

A 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, será realizada de 9 a 16 de junho de 2019, na cidade de Ribeirão Preto, com o tema: “Entre uma história e outra, uma nova história. Um mundo melhor para todos – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” e irá promover uma discussão sobre o papel da cultura e educação no cumprimento dos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável.

A Temática das atividades são interligadas entre o tema desta edição e os autores convidados. O escritor homenageado nesta edição será o contista, romancista e jornalista Ignácio de Loyola Brandão, por possuir uma vasta produção literária, prêmios e livros traduzidos em diversas línguas. A escritora Heloisa Prieto foi indicada na categoria homenageada infantojuvenil. Como em todos os anos, em 2019, a Feira também dedicará parte de sua programação a um autor cuja obra contribui para o desenvolvimento da educação no país. O professor e sociólogo Boaventura de Sousa Santos será o autor educação homenageado. Seguindo as mais recentes homenagens, aos educadores e autores da cidade de Ribeirão Preto. A professora Amini Boianain Hauy será destacada por todo seu empenho e dedicação ao ensino e Gilberto Andrade Abreu como o autor local homenageado. Já o país homenageado desta 19ª edição serpa a Suécia que, através de vastas pesquisas, apresentou um esplêndido resultado em consumo sustentável, obtendo o menor índice de lixo produzido no mundo. Diante dessa relevante contribuição ao planeta, nossa intenção é valorizar a Suécia como uma nação comprometida com os objetivos do desenvolvimento sustentável. A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto está entre as 4 maiores feitas literárias a céu aberto da América Latina, oferecendo cerca de 200 atividades gratuitas, sendo estas: salão de ideias com autores nacionais e internacionais, apresentações musicais, teatrais e de dança, intervenções culturais, contações de histórias, saraus, venda e exposição de livros, que atingem não só a cidade de Ribeirão Preto, como toda a região.

Feira 2019