Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos,  que foi criada em 2004 especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, considerada a segunda maior feira a céu aberto do país,  realizada normalmente em junho, recepciona, ao longo de nove dias,  entre 280 a 500 mil visitantes. A variação expressiva se justifica pelo fato de até 2014, o evento ter acontecido nas praças centrais da cidade e no Parque Maurílio Biagi. Em 2015 só aconteceu nas praças. Mas em 2016, o desejo da diretoria da Fundação é o de retonar o uso do Parque.

Com o tempo, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano.

A Fundação se mantêm a partir do apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

A diretoria é eleita para um mandato de dois anos e conta com o acompanhamento do Conselho Fiscal.

Nesta sua nova fase, a Fundação se prepara para atuar em outras cidades, além de Ribeirão Preto, com projetos na área de formação de professores e mediadores de leitura.

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e a Proposta do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca (PMLLB)

A Fundação do Livro e Leitura, em parceria com instituições, profissionais, estudantes e agentes culturais de Ribeirão Preto, divulgou o “Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca (PMLLB) de Ribeirão  Preto (2016 -­ 2026)”. A proposta está de acordo com o Plano Nacional do Livro e Leitura e se constitui a partir dos eixos estabelecidos pelo Ministério da Cultura: democratização do acesso ao livro, formação de mediadores para o incentivo à leitura, valorização institucional da leitura e o incremento de seu valor simbólico e desenvolvimento da economia do livro como estímulo à produção intelectual e ao desenvolvimento da economia nacional. Conheça esta iniciativa: PMLLB – RP