top of page

“O que vocês vão levar de melhor da escola são momentos como esse”, disse o escritor Luiz Puntel no projeto Combinando Palavras

No palco do Teatro Municipal, alunos da ETEC José Martimiano da Silva apresentaram releituras para diversos livros do autor ribeirão-pretano

Combinando Palavras com Luiz Puntel (Foto: Barbara Santos)

Num encontro marcado pela animação dos alunos no palco e na plateia e total interação do autor com os estudantes, a sessão do projeto Combinando Palavras entre o professor e escritor Luiz Puntel e os alunos da ETEC José Martimiano da Silva teve poesia, protesto, crítica social, denúncia. Tudo a partir de cinco livros de Puntel, que tiveram suas temáticas revisitadas em diferentes linguagens artísticas.

 

As obras “Açúcar Amargo”, “O Grito do Hip Hop”, “Tráfico de Anjos”, “Deus me Livre” e “Meninos sem Pátria” ganharam interpretações variadas com dança, videoclipe, música, desenhos, quadros, pinturas e até releitura gastronômica, com alunos do curso de Gastronomia e Nutrição apresentando cardápio inspirado na origem mineira de Puntel e nos personagens de “Açúcar Amargo”. “É uma emoção muito grande receber toda essa alegria e esse acolhimento”, disse Luiz Puntel.

 

Parceira do Combinando Palavras desde 2018, a ETEC José Martimiano da Silva inovou e trabalhou com dois autores em 2024, deixando os alunos livres para a escolha da leitura das obras e para o processo criativo. Participaram estudantes de 13 cursos da escola, todos técnicos. A cada apresentação, o escritor Luiz Puntel falou sobre a inspiração do livro escolhido e contou algumas histórias por trás das obras.

 

Memória afetiva

Combinando Palavras com Luiz Puntel (Foto: Barbara Santos)

Gabriel Signorini Rodrigues, 17, aluno do curso de Administração, participou pela primeira vez do Combinando Palavras e quer viver a experiência novamente. “Nosso processo criativo foi muito interessante porque abriu nossa mente. Escolhemos fazer teatro e esse exercício me trouxe aprendizado de muitas coisas novas”, festejou. A colega de curso Sofia Amâncio também estreou no projeto e era uma das mais animadas. “Foi algo novo e legal porque os professores deixaram muito na nossa mão e exercemos nossa criatividade. Além disso, foi valoroso o tempo que passamos juntos, criando nosso poema com todo nosso carinho. foi muito especial -  tanto pela literatura, como por estar no Teatro Municipal, local que nem todos têm a oportunidade de estar. Fico muito feliz que a ETEC tenha essa parceria com a Feira do Livro e com o Combinando Palavras”, disse a estudante.

 

No encerramento, Puntel enfatizou a importância do Combinando Palavras na vida dos alunos para além da escola. “Nem tabelas periódicas, nem orações subordinadas adversativas. O melhor que esses adolescentes vão levar da escola são momentos como esses vividos aqui. O que vai ficar é a alegria de ter uma manhã no Teatro Municipal para conversar com o autor que eles trabalharam durante meses. Isso é muito rico”, ressaltou o escritor

 

A diretora da ETEC, Silvânia Soares da Silva Santos, reforçou a fala do autor. “No início, foi um desafio levar literatura para cursos técnicos. Abraçamos a proposta e está dando certo. No momento em que eles leem, eles se apropriam; no momento em que afloram a criatividade para homenagear o autor, eles se expõem. E isso ajuda a refletir, a melhorar a criticidade, o caráter. Essa memória afetiva da FIL, junto com a escola e com o autor, é o maior legado”, enfatizou a diretora.

 

“Foi uma alegria imensa participar deste projeto e estar aqui com os estudantes. Escrever é sempre solitário e o encontro com os leitores é emocionante. Ainda mais com as representações que eles trouxeram. Por trás de cada aluno e de cada profissional há um ser humano. E, a literatura trabalha com emoção e com nossa expressão. A literatura transforma”, finalizou Puntel.

 

O projeto


Neste ano, o Combinando Palavras realizou, neste ano, 17 encontros entre os alunos e 11 autores brasileiros: Janaína Tokitaka (autora infantojuvenil homenageada pela FIL), Fernando Anitelli, Antônio Xerxenesky, Jeferson Tenório, Júlio Emílio Braz, Natasha Felix, Márcia Kambeba, Luiz Puntel, Ana Luiza Gentil, Camila Deus Dará e Antonio Prata. O bate-papo com os escritores aconteceram no Theatro Pedro II, Teatro Municipal, Teatro do Sesi e anfiteatro do Colégio Cervantes, em Ribeirão Preto; Anfiteatro Municipal de Luiz Antônio; Teatro do Sesi, em Franca e Theatro Carlos Gomes, em São Simão.

 

Mais informações

Instagram: @fundacaolivrorp

Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp

YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao

Twitter: @FundacaoLivroRP


Por: Regina Oliveira

6 commenti



MZKO QPFQ
MZKO QPFQ
há 3 dias

谷歌seo推广 游戏出海seo,引流,快排,蜘蛛池租售;

Fortune Tiger…

Fortune Tiger…

Fortune Tiger…

Fortune Tiger…

Fortune Tiger…

gamesimes gamesimes;

站群/ 站群

03topgame 03topgame

Mi piace



TOQN TYQU
TOQN TYQU
17 nov

Fortune Tiger Fortune Tiger;

Fortune Tiger Fortune Tiger;

Fortune Tiger Fortune Tiger;

Fortune Tiger Fortune Tiger;

Fortune Tiger Fortune Tiger;

Fortune Tiger Fortune Tiger;

Fortune Tiger Fortune Tiger;

Fortune Tiger Fortune Tiger;

Fortune Tiger Fortune Tiger;

Fortune Tiger Fortune Tiger;

Fortune Tiger Slots Fortune…

Fortune Tiger Slots Fortune…

Fortune Tiger Slots Fortune…

google seo google seo技术+飞机TG+cheng716051;

Mi piace
botao_fixo.png
bottom of page