top of page

‘Os jovens gostam de ler, eles precisam de oportunidades para isso’, diz a autora Camila Deus Dará

Romancista comemora dez anos do lançamento da trilogia “Ninho de Fogo” e na quinta (8/8), conversou com estudantes do projeto Combinando Palavras, no Theatro Pedro II

Combinando Palavras com Camila Deus Dará (Foto: Barbara Santos)

A sala principal do Theatro Pedro II ficou lotada na tarde de quinta-feira (8/8) para o encontro entre alunos de escolas estaduais de Ribeirão Preto, Santa Rosa de Viterbo e Batatais, com a romancista Camila Deus Dará, autora da trilogia “Ninho de Fogo”, que está completando uma década do primeiro lançamento. A atividade fez parte da programação do projeto Combinando Palavras na 23ª FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto).

Combinando Palavras com Camila Deus Dará (Foto: Barbara Santos)

“São momentos assim, de encontro com os leitores, que nos motivam ainda mais a escrever. É impressionante ver a participação dos jovens em torno do Combinando Palavras. Muito se fala que as pessoas, especialmente a juventude, não gostam de ler, mas percebemos aqui que sim, os jovens gostam de ler. Eles precisam de oportunidades para isso”, comentou a autora, que nasceu e viveu em Batatais até os 18 anos e começou a escrever em diários, até saltar para blogs, e-books e os livros físicos. “Adoraria ver a adaptação dos meus livros para o cinema, é o sonho de todo autor”, respondeu Camila ao ser perguntada se suas histórias renderiam bons filmes. Parte do desejo da autora foi realizado por alunos da E. E. Cândido Portinari, de Batatais, que apresentaram um storyboard para a obra “Quero minha chave de volta”, com direito a destaque fictício no catálogo da Netflix e tudo.

Combinando Palavras com Camila Deus Dará (Foto: Barbara Santos)

A obra de Camila Deus Dará ainda ganhou vida no palco do Pedro II por meio de declamações, jograis, desenhos, colagens e dança. Uma oportunidade para jovens cheios de sonhos idealizarem uma vida repleta de arte pela frente. “Eu nunca tinha subido em um palco antes, ainda mais diante de tanta gente, pois sempre fiz números de dança em apresentações da escola. Estava nervosa no começo, mas foi uma experiência muito boa, algo que eu quero fazer mais vezes”, disse Sofia Alarcon Coelho, 14 anos, da E. E. Vicente Teodoro de Souza.


O projeto 


Neste ano, o Combinando Palavras realiza 17 encontros entre os alunos e 11 autores brasileiros: Janaína Tokitaka (autora infantojuvenil homenageada pela FIL), Fernando Anitelli, Antônio Xerxenesky, Jeferson Tenório, Júlio Emílio Braz, Natasha Felix, Márcia Kambeba, Luiz Puntel, Ana Luiza Gentil, Camila Deus Dará e Antonio Prata. O bate-papo com os escritores estão agendados para o Theatro Pedro II, Teatro Municipal, Teatro do Sesi e anfiteatro do Colégio Cervantes, em Ribeirão Preto; Anfiteatro Municipal de Luiz Antônio; Teatro do Sesi, em Franca e Theatro Carlos Gomes, em São Simão.  O último encontro acontece nesta sexta-feira com o autor Antonio Prata, na sala principal do Theatro Pedro II.


Durante as atividades, destinadas exclusivamente ao público escolar previamente agendado, os estudantes apresentam suas percepções a respeito das obras lidas e têm a oportunidade de mostrar os trabalhos que desenvolveram a partir da temática do livro trabalhado, além de conversar com os autores sobre suas histórias, personagens, ambientes, construção do texto, inspirações e outras questões literárias. “O maior traço de sucesso do Combinando Palavras é esse encontro entre estudante e autor, com a apresentação das manifestações artísticas produzidas a partir dos livros lidos, que revelam a profundidade do projeto”, comenta Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura e curadora da FIL.


Por: Angelo Davanço

botao_fixo.png
bottom of page