top of page

“Tangerinas” no Cine Fórum


Organizado mensalmente pelos Gêmeos do Cinema, o Cine Fórum exibiu no mês de julho o longa “Tangerinas”, de 2013. O encontro aconteceu na sede da Fundação, no sábado (20/7).


O filme foi a primeira produção do país a ser indicado ao Oscar, em 2015, como melhor filme estrangeiro, além de também ser listado no Golden Globe no mesmo ano e categoria. Dirigido e roteirizado por Zaza Urushadze, o drama se passa na Guerra da Abecásia, no início da década de 1990, durante uma disputa por um pequeno território que teve início com a dissolução da União Soviética, no final da Guerra Fria (1947-1991). 


“Nossa proposta com esse filme foi abordar o colapso que a economia soviética teve com a queda do Muro de Berlim e a degradação que enfrentou no final da década de 90”, explicou Marcos de Castro, organizador do Cine Fórum, sobre a escolha do filme.


Em comparação com filmes hollywoodianos que retratam diversas guerras mundiais, André de Castro, da dupla Gêmeos do Cinema, ressaltou uma diferença fundamental na produção: o diretor conseguiu transmitir a essência de um filme sobre guerra sem mostrar nenhum confronto direto. “A diferença é marcante. Um filme de guerra não necessita de trincheiras, grandes batalhas ou explosões para captar a essência do conflito. Vindo de um país não tradicional na indústria cinematográfica, os diretores optaram por uma abordagem mais simples, mostrando o tempo todo que é um filme de guerra”, explicou o cinéfilo. 

8 則留言


botao_fixo.png
bottom of page