Clube de Leitura nas Escolas

O hábito de leitura depende de outros elos no processo de educação, como por exemplo, o incentivo dado pela família e um ambiente propício oferecido pela escola. Sem ler, o aluno não sabe interpretar, resumir, retirar a ideia principal do texto, analisar, criticar e julgar. Com essa certeza, colocamos em prática o “Clube da Leitura nas Escolas”, um projeto que tem a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão, os cursos de Pedagogia e Letras do Centro Universitário Barão de Mauá e a Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto como parceiros.

O projeto foi desenvolvido por meio de encontros quinzenais com estudantes do 9º ano das escolas estaduais Cid de Oliveira Leite, Hely Lopes Meirelles e Expedicionários Brasileiros – ministrados por professores do curso de Letras. Paralelo aos encontros, o curso de Pedagogia realiza ações para alunos do 5º ano das escolas estaduais, Dona Sinhá Junqueira e Fábio Barreto.

Para a execução do projeto, a Fundação disponibiliza um estagiário, a Universidade alguns professores e a Diretoria relaciona as escolas que recebem a atividade. Neste processo, o grande objetivo é que os professores trabalhem, de forma lúdica e descontraída, a leitura de textos, já que o projeto tem como maior objetivo formar leitores, bem como contribuir na sua formação.

Além disso, os alunos dos cursos de Pedagogia e Letras do Centro Universitário Barão de Mauá podem acompanhar todos esses encontros, que são consideradas como atividade complementar e também como um incentivo a prática docente.